Você já sabe que não pode arrancar pele da unha. Mas, com certeza, quando acontece com você de começar a crescer peles ao redor das unhas, daquelas bem fininhas, você logo trata de arrancar com uma alicate, porque elas engatam na roupa, não é verdade?
Veja que não estamos falando das cutículas, mas sim daquela pele fininha que aparece atrás das cutículas e fica incomodando, principalmente nos meses mais frios do ano. O que você deve fazer quando isso acontece?
Como cuidar da pele da unha?
É normal perceber, de um dia para o outro, que tem uma pelezinha solta perto da unha, porque ela começa a raspar nas roupas e a ficar dolorida. Algumas vezes até inflama.
Muitas pessoas têm o hábito de arrancar essa pele com os dentes, mas ao fazer isso, a pele que estava incomodando um pouco vai começar a incomodar muito.
Mesmo que a pele estivesse quase solta, a parte dela que ainda estava presa vai ficar aberta e vulnerável a uma inflamação, que normalmente acontece, causando inchaço, dor e sensibilidade no local.
Então, evite arrancar a pele da unha, mas se estiver incomodando muito, use um alicate esterilizado para cortá-la rente à pele.
Se você já estiver com uma inflamação que esteja causando muita dor, faça compressas de gelo e vá ao médico o quanto antes para tratar.
Para prevenir que as peles apareçam em volta das unhas, mantenha as mãos hidratadas e bem limpas, lavando-as da maneira correta. Veja abaixo como manter mãos e pés hidratados:
Veja também: Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento