Menu

Pneu de carro com bolhas pode causar acidentes

Você já viu alguma bolha, também chamada de laranja, em pneu de carro? Pois saiba que o problema é mais sério do que parece

Crédito: Daily Mail

Publicidade

Ter um carro é, sem sombra de dúvidas, uma comodidade para as atividades do dia a dia. Com ele, o deslocamento pode ser mais seguro e rápido, em países como o  Brasil, onde o transporte público ainda é um problema.

Porém, além de ter um custo relacionado, tem que fazer a manutenção corretamente. Não somente corretiva – depois que aparece o problema – mas também preventiva. E um dos pontos importantes a observar é a qualidade e condições dos pneus.

Recentemente, um policial na Inglaterra encontrou o carro com maior quantidade de bolhas já registrado. Eram, ao todo, 13 elevações em todo o pneu, representando um grande risco para o motorista e os outros.

Crédito: Daily Mail

Claro que ele foi barrado e obrigado a corrigir o problema para poder voltar a circular. Foi então escoltado até uma oficina mecânica, de onde saiu somente depois de trocar os quatro pneus. Foi liberado logo em seguida.

Publicidade

Veja também: atleta quebra recorde mundial depois de perder patrocínio por estar grávida

Riscos da bolha em pneu

Manter o pneu do carro com bolhas ou metal aparente não é apenas perigoso, mas também contra a lei. Durante a inspeção do veículo, as rodas são analisadas para ver se não há saliências, se os sulcos estão adequados, além da fixação do mesmo.

As saliências são causadas por causa de choques com buracos nas ruas, contato com o meio fio e outros atritos semelhantes. Isso acaba desgastando ou partindo a camada externa do pneu, pressionando a borracha para fora dele. Como não são tão reforçadas, elas podem partir e causar um acidente.

Isso acontece porque o carro não apenas perde parte da tração, mas também, no momento da explosão, o motorista tende a perder o controle do carro. Risco iminente de acidente, mesmo que não se tenha outros veículos na pista. Por isso é importante fazer a manutenção preventiva.

Publicidade

Como evitar

Claro que ninguém quer ficar com o pneu problemático e a troca realmente tem um custo maior. Então, o que fazer para evitar o desgaste? Veja algumas dicas que vão te ajudar a evitar acidentes e, ainda por cima, economizar.

Calibragem

Você costuma verificar se seus pneus estão baixos? Isso acontece quando a quantidade de ar está menor do que a necessária. É fundamental calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias, para que ele esteja em seu perfeito estado.

Se estiver muito vazio, tende a ficar mais pesado para dirigir e se desgastar rapidamente. Porém, quando muito cheio, tende a perder a adesão ao solo e ficar mais perigoso

Publicidade

Use o tamanho correto

Tem gente que muda o tamanho recomendado pelo fabricante, para economizar na compra. Mas essa certamente não é uma boa ideia, pois pode gerar maior desgaste e acidentes. O contrário também acontece: para deixar o carro com mais estilo, causando os mesmos problemas. Se quiser modificar o carro, o faça com um profissional, ajustando a suspensão e peças necessárias.

Revisões

Alinhar, balancear e verificar tanto a suspensão quanto especificamente os amortecedores é fundamental para evitar o desgaste. Quando o carro não está em seu melhor estado, tende a ter um maior desgaste em alguma área específica do pneu. Claro que ele pode levar à formação de bolhas, aumentando o risco na condução. Com alguns cuidados simples, você mantém seu pneu conservado e garante maior segurança no dia a dia.

Sair da versão mobile