Essa família passou por momentos de desespero e esperança, no que provavelmente foi um dos dias mais tensos de suas vidas. Conheça a história de heróis de verdade, que salvaram a vida de um bebê com muita paciência e técnica. Aprenda também o que fazer em caso de sufocamento em bebês.
Como os PMs salvaram o recém-nascido engasgado
Os policiais militares da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de São Paulo não imaginariam que aquele seria um dia tão tenso e especial. Era uma quinta-feira, dia relativamente tranquilo para eles. Porém, uma mulher que morava ali perto entrou correndo, desesperada, com seu bebê no colo.
Ele estava sem respirar, já começando a ficar com a coloração alterada. Imediatamente os policiais correram para ver do que se tratava. O pequeno Lucas, de apenas 1 mês, tinha engasgado com o leite materno e acabou sufocando. A primeira coisa que se passou pela cabeça da mãe foi pedir ajuda para a equipe.
Certamente foi a melhor decisão, pois eles conseguiram – com muito esforço e paciência – salvar o bebê. Eles fizeram a manobra de Heimlich adaptada para bebês e conseguiram fazer com que ele voltasse a respirar. Foi um momento emocionante, em que cada som que o pequeno começava a fazer dava mais esperanças de uma nova chance.
Certamente é seu segundo aniversário e deve ser comemorado, pois nesse dia, Lucas teve uma nova chance. Depois de voltar a respirar, ele foi encaminhado para o pronto-socorro próximo, sendo rapidamente atendido.
A equipe de policiais acompanhou o caso e disse que ele agora passa muito bem. Mas nem todo mundo tem a sorte de ter esses anjos por perto, então é importante saber o que fazer em caso de sufocamento.
O que fazer quando um bebê engasgar
Se o bebê apresenta sinais de engasgo ou sufocamento, ligue imediatamente para o SAMU 192. Eles irão te orientar corretamente do que deve ser feito. Muito provavelmente, irão te pedir para realizar a manobra de Heimlich. Veja como fazer corretamente em bebês, já que é bem diferente da versão para adultos ou crianças:
- Coloque o bebê com a barriga para baixo, apoiada no antebraço;
- Segure a cabeça pelo queixo e nunca no pescoço;
- Incline o corpo, de forma que ele fique quase de cabeça para baixo, com cuidado para não forçar muito a mandíbula ou fazer com que ele sofra uma queda;
- Apoie o seu cotovelo no joelho, estando sentado ou com a perna apoiada em local firme;
- Dê 5 batidas nas costas, com movimentos em direção à cabeça. Eles devem ser firmes para surtir efeito, porém não fortes, pois o bebê é sensível;
- Ainda com a cabeça voltada para baixo, gire o bebê, para que fique com a barriga para cima, apoiando seu corpo no colo, com o braço inclinado para baixo;
- Faça 5 compressões no peito, na linha entre os mamilos;
- Vire novamente para baixo e recomece o processo até desengasgar. Normalmente você vê que isso aconteceu quando o bebê começa a chorar.
Mas se lembre que, apesar de ser uma manobra simples, é importante que você entre em contato com o SAMU antes de tudo. Eles provavelmente te orientarão a fazer o que está descrito, mas sempre ligue primeiro.