Quem gosta de tratamentos estéticos para emagrecer já deve ter visto muitas mulheres com plástico-filme enrolado em volta da barriga. Esse é um tratamento bastante popular, mas será que funciona mesmo, e sem oferecer risco à saúde? Tire suas dúvidas agora.
Enrolar plástico-filme na barriga elimina gordura?
Os tratamentos estéticos que usam plástico-filme em volta da barriga, com algum produto aplicado na pele, não servem para eliminar gordura. Então, é um mito.
O que acontece é que o plástico bloqueia os poros da pele, assim, a temperatura do corpo aumenta e a pessoa começa a suar. Esse suor elimina líquido do corpo, e isso pode levar à perda de alguns gramas, temporariamente, pela redução de líquidos retidos, não de gordura.
Só que, para emagrecer de forma efetiva, é preciso perder quantidades de gordura, e isso o plástico-filme não é capaz de proporcionar.
O plástico-filme oferece risco à saúde?
Além de não eliminar gordura, o plástico-filme preso em volta da barriga pode sim oferecer riscos à saúde.
O primeiro ponto é que o suor provocado pela obstrução dos poros é um sinal de que o corpo precisa se refrescar. Quando fica muito quente, pode até provocar desmaios.
Outro ponto é o risco de desenvolver micose na pele, que pode acontecer caso o uso do plástico seja frequente. Quando a pele fica muito tempo molhada e quente, cria-se o ambiente perfeito para a proliferação de fungos.
Então, em resumo, por mais que tantas pessoas consigam dar uma modelada na cintura fazendo diferentes tratamentos estéticos, incluindo o plástico-filme, a perda efetiva de gordura só é conquistada com reeducação alimentar e prática de atividade física.