Plantas para ter numa varanda sem sol
Crédito: Freepik

Plantas para ter numa varanda sem sol

Elas preferem ambientes sem sol direto, mas precisam de bastante claridade sobre suas folhas

Publicidade

A maioria das plantas precisam de sol para viver, mas nem todas precisam de sol batendo direto em suas folhas, como é o caso das plantas de sombra ou meia sombra. Para elas, basta que o ambiente tenha bastante claridade natural, e às vezes pode até pegar um pouquinho do sol mais fraco do dia. Inclusive, cuidado: para as plantas de sombra ou meia sombra, os raios de sol direto podem causar queimaduras. Então, se na sua varanda não bate sol, essas são algumas das plantas que você pode cultivar com tranquilidade.

Aglaonema

Crédito: Viva Decora

Esse gênero de plantas gosta de ser cultivado na sombra. Mas, cuidado com as correntes de vento noturno, pois as aglaonemas não se dão bem em climas muito frios. Elas são nativas da Ásia e Nova Guiné, gostam de umidade e sombra, mas podem sofrer com ventos fortes e frios. No inverno, traga a planta para dentro quando anoitecer.

Calathea

Crédito: Reprodução

Esse gênero de plantas, também chamado de marantas, gosta de luz filtrada. O ambiente da varanda precisa ser bem claro, mas não precisa bater sol direto sobre elas. Se pegar só um pouco, mais fraco, tudo bem. Mesmo assim, no verão é bom pulverizar as folhas com água porque elas gostam de se manter úmidas.

Dracena

Crédito: Pinterest

Existem muitas variedades de dracenas, como Dracena-de-madagascar, Dracena-tricolor, Pleomele verde, Pleomele variegata, Dracena compacta, Bambu-da-sorte, Dracena Arbórea e Dracena-rubra. Todas elas preferem ambientes com muita claridade, mas sem sol direto, ou no máximo um pouquinho de sol fraco.

Publicidade

Samambaia

Crédito: Decor Fácil

As samambaias são plantas lindas e volumosas para pendurar em uma varanda sem sol, mas desde que seja uma varanda fechada, pois elas não gostam de correntes de vento. Se a sua varanda é fechada com folhas de vidro, essa é a planta ideal para cultivar nesse ambiente.

Zamioculca

Crédito: Decor Fácil

A zamioculca é uma planta muito bonita, com folhas de tamanho médio, ovaladas e brilhantes, que crescem em um caule ereto. Ela se adapta a ambientes de sol pleno, meia sombra e sombra, é muito resistente e fácil de cuidar.

Pacová

Crédito: Tua Casa

De folhas grandes, lisas e largas, o pacová gosta de clima quente e úmido, pois é nativo do Brasil, e pode ser cultivado no ambiente claro, mas sem sol direto, da sua varanda. As regas devem ser moderadas e, se quiser adubar, duas ou três vezes ao ano é o suficiente, com adubo equilibrado.

Comigo-ninguém-pode

Crédito: Reprodução

É até melhor manter essa planta na varanda onde não bate sol direto, de preferência sobre um móvel mais alto, para ficar longe do alcance de crianças e animais, já que a comigo-ninguém-pode é tóxica. Mas no inverno, deixe-a em um local mais protegido, dentro da sala, pois embora seja resistente, não gosta do frio do inverno.

Publicidade

Veja também: Flores para plantar no parapeito da janela

PODE GOSTAR TAMBÉM