Menu

Plantas tóxicas para crianças: veja como evitar intoxicação

Conheça as plantas, saiba como evitar acidentes e o que fazer caso aconteçam

Crédito: Freepik

Publicidade

As plantas que são tóxicas para crianças oferecem o mesmo risco para adultos. No entanto, as crianças não entendem esse risco, e podem mexer na planta se estiver ao seu alcance. Por isso, os responsáveis precisam conhecer quais são as plantas perigosas a fim de mantê-las longe dos pequenos em casa.

Plantas perigosas e os sintomas de intoxicação

As plantas consideradas tóxicas possuem substâncias que provocam reações adversas ao entrarem em contato com a pele ou com as mucosas do corpo humano.

Quando alguma seiva tóxica entra em contato com a pele é importante lavar bem a região com água e sabonete, e observar se os sintomas pioram ou param.

Mas, a maior preocupação é quando a criança coloca uma planta tóxica na boca, mesmo se não engolir. Os sintomas ficam mais intensos. Veja quais são os principais, e fique ainda mais atento se o seu filho tiver predisposição a alergias.

Publicidade

Mamona, pinhão-paraguaio, pinhão-roxo, joá

Essas plantas, se forem ingeridas, causam náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Saia-branca (trombeteira), estramônio, dama-da-noite, doce-amarga

Essas plantas causam taquicardia, dilatação da pupila, retenção urinária, pele e mucosas secas, rosto avermelhado, aumento da temperatura corporal e alucinações.

Comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, jiboia, antúrio, tinhorão, inhame-bravo, espirradeira, bico-de-papagaio, chapéu-de-napoleão

Essas plantas causam hipersalivação, dor e queimação na boca e lábios, edema (inchaço) na língua e nos lábios.

Antúrio

Em contato com a pele, a seiva produzida pelo antúrio provoca irritação. Quando ingerida provoca náuseas, vômitos, salivação e dificuldade de engolir. Em contato com os olhos pode causar irritação e até lesão de córnea.

Publicidade

Espirradeira

Se ingerida, além de hipersalivação, dor, queimação e inchaço na boca e lábios, pode provocar parada cardíaca.

Crisântemo

A flor possui uma substância chamada piretrina que pode causar alergias em geral, desde espirros até bronquite e urticária.

O que fazer se a criança colocar a planta na boca?

Se tiver certeza de que a criança comeu uma folha, flor ou cabinho da planta, e está apresentando os primeiros sintomas, deve levá-la ao pronto-socorro. Se não souber a espécie da planta, leve um pedaço junto.

Publicidade

Se estiver na dúvida se a criança ingeriu mesmo a planta, pois ainda não está apresentando sintomas, suspenda a alimentação pelas próximas horas e fique observando se ela apresenta sintomas. Não ofereça nada além de água pura, muito menos leite, pois pode desencadear os sintomas.

Como conversar com as crianças para evitar acidentes

Enquanto as crianças ainda não têm idade para entender que não podem mexer nas plantas, os responsáveis devem manter todas as plantas longe do alcance delas. Aliás, essa dica é importante também para quem tem animais de estimação, pois o risco de intoxicação deles é o mesmo.

Depois, quando a criança já tiver idade para entender, os responsáveis devem explicar que nunca se deve mexer nas plantas (mesmo as não tóxicas). Devem ensinar que as plantas não devem ser tocadas, só observadas, pois elas estão ali para deixar a casa mais bonita. Apenas os adultos podem mexer, pois as plantas podem causar machucados que doem muito.

Publicidade

Se achar que o seu filho não vai obedecer porque é muito curioso, o melhor é não ter a planta tóxica dentro de casa ou no jardim, onde ele possa alcançar. Melhor prevenir do que se arrepender depois. Doe a planta para uma pessoa que não tenha crianças e animais de estimação em casa.

Veja também: Plantas que pode ter em casa com crianças e pets

Sair da versão mobile