Nem todo mundo tem boas habilidades de jardinagem, ou sequer sabe quando regar ou não uma planta. Se você faz parte desse grupo que não é tão perspicaz na hora de cuidar de uma plantinha, mas adoraria decorar o lar com mais verde natural, veja a seguir algumas espécies de plantas que não morrem fácil para ter em casa. Elas são plantas resistentes que você terá de se esforçar muito para deixá-las morrer.
Veja também: plantas aromáticas que não precisam de terra para crescer
Espécies de plantas que não morrem fácil
Essas plantas são do tipo que não precisam de muita atenção. Além do mais, elas se reproduzem rápido. Basta podar de tempo em tempo alguns galhos e voltar a plantá-los para que nasçam novas plantas.
São plantas mais resistentes ao sol e chuva, também ao calor interno das casas, mas é preciso manter a terra regularmente úmida, dependendo do local onde elas vão ficar. Essas plantas podem ser cultivadas dentro ou fora de casa, pois algumas também gostam de pegar sol direto. Veja quais são.
1. Hera-do-Diabo
Essa planta deve ser regada uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana no verão. Evite mantê-la em locais com temperatura muito baixa ou diretamente exposta ao sol.
Quando não lembrar se a molhou, prefira não molhar. Ela reage melhor à falta de água do que à água em excesso. Se ela aparentar estar definhando, vale podar seus galhos e plantar em outro vaso. Eles crescem rapidamente, em questão de dias.
2. Dólar
A planta Dólar deve ser colocada em lugares frescos, se for no interior da casa, e em lugares com sombra, se for no exterior. Evite temperaturas extremas, como ambientes muito quentes ou muito frios. Internamente, um ambiente propício para essa plantinha é o banheiro, principalmente se bater sol e for arejado.
3. Clorofito
O Clorofito é outra ideal para interiores e exteriores, desde que não seja exposta a temperaturas muito frias. O contato direto com a luz solar pode amarelar as folhas do Clorofito. É ideal que fique em uma sombra, se for ficar fora de casa.
Dentro de casa, perto de uma janela para pegar luminosidade, é um lugar adequado. Ela necessita de uma terra bastante úmida. No verão aconselha-se regar essa planta a cada dois dias, e uma vez por semana no inverno. É uma planta forte, portanto ela suporta alguns dias sem água se esquecer de regá-la.
4. Cheflera
É possível ter a Cheflera em ambientes internos, mas cabe ressaltar que ela pode chegar próxima aos quatro metros de altura. Regue-a duas vezes por semana no verão e apenas uma no inverno. Ela precisa de ambientes arejados, com luz solar, mas sem contato direto. Se plantada em um jardim externo, ela dará lindos frutos.
5. Clúsia
A Clúsia é um arbusto tropical brasileiro. Ela entra na lista das plantas mais resistentes justamente porque é nativa do Brasil, então se adapta bem aos diferentes climas. É uma das plantas mais resistentes ao sol direto, mas fica muito bem com meia sombra.
Vale a pena cultivá-la no jardim, porque ela pode atingir até 6 metros de altura se não for podada, o que provavelmente vai acontecer se você não dedica tempo ao cuidado das plantinhas.
6. Planta-jade
Essa linda plantinha, de nome científico Crassula ovata, mas também conhecida como planta-jade, árvore-da-amizade e bálsamo-de-jardim, entra nas categorias dos arbustos tropicais e também das suculentas e folhagens.
Essas categorias demonstram que ela é uma planta bem resistente, que não exige muita regas, pois armazena água no seu interior. Ela gosta de meia sombra e sol pleno, muito fácil de cultivar.
7. Iuca-mansa
Essa é uma planta muito usada no paisagismo, tanto de áreas internas quanto externas, por causa da sua beleza e facilidade de cultivo. Seu nome científico é Yucca filamentosa, ela tem um aspecto mais rústico, de folhas longas e pontudas, que é resistente ao sol direto, mas gosta também de meia sombra.
8. Lança-de-São-Jorge
A Lança-de-São-Jorge, assim como sua irmã Espada-de-São-Jorge (com folhas mais largas), é uma planta bastante resistente, por isso é mais uma que entra na lista das plantas que não morrem facilmente.
Seu visual de folhas finas, agrupadas e eretas é perfeito para decorar todos os ambientes da casa com muito charme, combinando com todos os estilos de decoração. Por causa desse formato ela entra na categoria de plantas esculturais, e também é uma suculenta, do tipo de retém água no seu interior, por isso quase não precisa de regas.