Você adora observar o desenvolvimento das suas plantas para saber que está cuidando bem delas? Algumas plantas crescem bem rápido, claro, quando estão em uma terra boa, recebendo luz adequada, água suficiente e um pouco de adubo.
O desenvolvimento das plantas é interessante porque parece que uma folha nova nasce da noite para o dia. Quando você olhou pela última vez, a folha ainda estava enroladinha. Quando olha de novo, ela já está mais abertinha. É lindo!
Então, se você é uma pessoa apressada, que quer ver as suas plantas crescendo em poucas semanas e meses, precisa escolher as espécies que são tão apressadinhas quanto você. Veja só essa lista para começar seu cultivo.
1. Jiboia
A jiboia é uma planta que pode ser pendente ou trepadeira, é de fácil cultivo e gosta de crescer rápido. Você pode mantê-la em qualquer cantinho bem claro da casa, sem precisar colocá-la no sol. O importante é deixá-la sempre no mesmo lugar para se adaptar. As regas são quando a terra começa a secar na superfície. A adubação pode ser a cada 2 ou 3 meses.
2. Hera
Essa planta é muito usada para fazer muro verde, pois ela é uma trepadeira que se alastra rapidamente. Mas nada impede que você a cultive em vasos. Assim como a jiboia, a hera se adapta a ambientes de sol ou sombra, desde que tenha bastante claridade. Ela não precisa de cuidados especiais, apenas água quando começar a secar a terra e um pouco de adubo de vez em quando.
3. Aloe vera
Quando uma aloe vera está recebendo os cuidados adequados, ela vai presentear você com folhas bem robustas, viçosas e muitos filhotinhos. Como é uma suculenta, não precisa regar com tanta frequência. Ela pode pegar um pouco de sol durante o dia, mas se você deixá-la no sol pleno sem que ela esteja habituada desde novinha, ela vai ficar mais fraca, em um tom arroxeado e com as folhas mais magrinhas.
4. Crassula ovata
Essa é a planta Jade, que cresce com bastante facilidade e, toda vez que você a observa, consegue notar um novo brotinho entre seus caules. Ela não é exigente. Gosta de pegar sol uma parte do dia, gosta de água quando a terra estiver seca na superfície e só precisa de um pouco de adubo umas três ou quadro vezes por ano, conforme a qualidade da terra.
5. Echeverias
As echeverias formam um grande gênero de suculentas, então existem em variados tamanhos, recortes e cores de folhas, mas geralmente em formato de uma flor. A partir do momento em que você coloca um broto na terra e ele começa a enraizar, logo você vai começar a ver vários filhotinhos lindos surgindo para admirar. O cultivo é como das plantas já mencionadas: terra fértil, água quando o solo começar a secar, sol metade do dia e um pouco de adubo a cada três ou quatro meses.
Imagens: Reprodução
Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar