Cada planta tem necessidades de rega, iluminação e adubação diferentes. Algumas precisam de muita atenção a esses quesitos, enquanto outras são mais fáceis de cuidar, como as plantas para regar só uma vez no mês.
Então, se você está querendo cultivar plantas para deixar sua casa mais verde, mas já sabe que vai esquecer de regá-las com muita frequência, essas são ótimas espécies para começar o seu cultivo. Veja só:
1. Planta da borracha
Com suas lindas folhas ovais e bem verdinhas, essa é uma planta que tem ótima tolerância à seca. Então, na dúvida entre regar demais ou de menos, é melhor deixá-la sem rega. Agora, não deixe chegar ao ponto de as folhas começarem a amarelar, pois esse é um clássico sinal de muito sol e falta de água.
2. Espada-de-são-jorge
Essa plantinha de folhas imponentes está sempre presente nas listas de plantas fáceis de cuidar. A espada-de-são-jorge também aguenta muitos dias sem receber água, principalmente no inverno. Apenas quando a terra estiver bem seca você pode regá-la.
3. Plantas aquáticas
Existem plantas que vivem debaixo da água, e você pode cultivá-las dentro de um aquário, por exemplo, sem precisar ficar trocando de água muitas vezes.
4. Suculentas
As suculentas têm esse nome porque, dentro de suas folhas, elas mantêm um gel com água acumulada. Essa água fica ali justamente para quando elas estiverem precisando, mas não receberem. É como um reservatório. Porém, se você notar que as folhas estão murchando e a terra está totalmente seca, tome uma atitude: elas precisam de água.
5. Clorofito
Pode ser que você conheça essa planta por gravatinha. Ela é linda e fácil de cuidar, além de conseguir ficar mais tempo sem ser regada, especialmente se for um clorofito de sombra. Lembre-se de escolher esse tipo, pois o de sol precisa de mais água.
6. Zamioculca
Essa linda planta é bem ornamental e pode tranquilamente ficar em meia sombra, sem receber sol direto em cima dela. Por isso, também aguenta mais tempo sem água e continua bem bonita. Ela fica mais alta e é linda para colocar num vaso grande no canto da sala.
7. Aspidistra
Tipo folhagem, com folhas grandes e largas, essa é uma planta volumosa, mas de porte baixo, chegando a cerca de 1 metro. Ela é uma planta rústica, então se adapta muito bem a diversos tipos de ambientes, mesmo com pouca luminosidade e umidade. É melhor que regue-a de menos do que demais.
8. Cheflera-pequena
Essa é mais uma planta linda, com folhas viçosas e volumosas, para ter em um vaso médio e decorar os cantos. Ela vai ficar melhor caso você esqueça de regá-la, do que se der água demais. Quando regar, lembre-se de deixar a água escorrer bem por baixo do vaso para evitar o acúmulo nas raízes e, assim, o seu apodrecimento.
Crédito das imagens: Casa.com
Veja também: como cuidar da bela suculenta em forma de rosa