Plantas para crescer cabelo: espécies poderosas ajudam a alcançar o tamanho Rapunzel. Basta usar os tipos certos no cabelo para promover a saúde dos fios e, com isso, estimular o crescimento. O processo de crescimento ocorre aos poucos, de forma natural, então não espere que seu cabelo durma curto e acorde comprido. Faça o teste com alguma dessas plantas e mantenha uma boa rotina de cuidados com o cabelo para ver o resultado dentro de alguns meses.
Alecrim
O alecrim é uma das plantas mais recomendadas para quem quer ver o cabelo crescer mais rápido. Essa erva melhora a oxigenação e a circulação de sangue no couro cabeludo, fortalecendo os fios e estimulando seu crescimento. Além disso, ajuda a tratar a caspa que é um dos fatores prejudiciais do crescimento do cabelo.
Veja também: Como fazer óleo bomba de alecrim para o cabelo crescer
Bardana
Essa planta tem propriedades fungicida e bactericida que atuam no tratamento de algumas infecções e inflamações simples no couro cabeludo, como caspa e dermatite. Quando esses problemas são tratados, o cabelo volta a crescer normalmente, pois os poros do couro cabeludo deixam de ficar obstruídos e fracos.
Veja também: como fazer e usar o chá de bardana
Hortelã
São diversas as propriedades da hortelã para a saúde do corpo todo, inclusive dos cabelos. A planta ajuda a tratar inflamações no couro cabeludo, a melhorar a circulação e oxigenação na região, tem vitaminas que melhoram a saúde da pele e, assim, ajuda no crescimento do cabelo.
Veja também: Como usar o óleo de hortelã
Jaborandi
Muitas linhas de cosméticos usam o jaborandi na composição de seus produtos e não é por acaso. Essa planta tem propriedades que ajudam a fortalecer o couro cabeludo, o que pode evitar a queda excessiva de cabelo.
Veja também: Como usar chá de jaborandi no cabelo
Aloe Vera
Popularmente conhecida como babosa, essa planta tem um gel transparente no interior de suas folhas. Esse gel pode ser raspado e aplicado diretamente no couro cabeludo e no cabelo ou misturado com máscara de hidratação. A babosa é hidratante, anti-inflamatória e cicatrizante. Ajuda a tratar o couro cabeludo e a deixar o cabelo mais forte e bonito para crescer melhor.
Veja também: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Em muitos casos, o cabelo que não cresce ou que cai em excesso é um sintoma de algum problema de saúde que precisa de tratamento. Então, usar essas plantas sem saber o que está tratando não vai resolver.
Veja também: Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer