Não precisa ter uma casa espaçosa com um grande jardim para ser um cultivador de plantas. Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, ou deseja colocar plantas em ambientes pequenos do seu lar, conheça algumas espécies de plantas pequenas que são fáceis de cuidar.
Plantas pequenas e como cuidar
As dicas a seguir são de plantas pequenas que ficam com menos de 1 metro de altura, e de outras que até crescem mais do que isso, porém são ótimas para manter em ambientes pequenos porque ocupam pouco espaço.
1. Bambu da sorte
O nome científico dessa planta é Dracaena sanderiana. Ela tem o nome popular de bambu da sorte porque sua haste tem nós parecidos com os do bambu verdadeiro. Essa não é exatamente uma planta pequena, pois dependendo do cultivo ela fica bem alta.
Mas, é uma planta que ocupa pouco espaço e é bem versátil, podendo ser cultivada na terra ou na água, em pequenos vasos, e que cabem em qualquer cantinho da casa, até mesmo no lavabo onde bate menos luz.
- Luz: meia sombra, muita ou pouca claridade, desde que não pegue sol direto;
- Regas: pode ser mantido na água (trocando uma vez por semana) ou com regas moderadas, mantendo o solo úmido;
- Adubo: adubo para orquídeas diluído em água.
2. Jiboia
O nome científico dessa planta é Epipremnum pinnatum. Assim como o bambu da sorte, a jiboia pode ficar grande, dependendo do cultivo e conforme forem as trocas de vaso. Ela é um atrepadeira e pode ir se espalhando pelas paredes e móveis, se você deixar. Mas, é uma planta que cabe em ambientes pequenos e é fácil de cuidar, sem precisar de sol direto.
- Luz: meia sombra, muita ou pouca claridade;
- Regas: apenas para manter o solo úmido;
- Adubo: a cada 2 ou 3 meses, com NKP 10-10-10 ou húmus de minhoca.
3. Samambaia havaiana
Essa sim é uma planta em tamanho mini que você pode manter no menor espaço que tiver na sua casa, até sobre a mesinha de cabeceira ou um banheiro pequeno. O nome científico dela é Nephrolepis exaltata e os cuidados são basicamente os mesmos das samambaias grandes.
- Luz: ambiente com muita luz, mas sem sol direto nas suas folhas;
- Regas: frequentes, inclusive borrifando as folhas, para o solo estar sempre úmido;
- Adubo: próprio para samambaias ou um NPK com maior proporção de nitrogênio.
4. Fitônia
A Fittonia albivenis é uma plantinha linda, com folhas ovaladas de cor verde com as nervuras bem demarcadas, que podem ser em um tom de creme clarinho ou rosa. É uma planta muito ornamental e que ocupa pouquinho espaço na sua casa. Quando cresce bastante, chega até 90 centímetros de altura.
- Luz: ambientes bem claros, mas sem deixar pegar sol direto nas folhas;
- Regas: frequentes para manter o solo sempre úmido;
- Adubo: afofar a terra duas vezes por ano e adicionar um pouco de húmus de minhoca.
5. Peperômia
Quando começar a pesquisar pelas peperômias você vai encontrar variados tipos, com diferentes cores e desenhos de folhas. Ela é uma planta pendente, então é ótima para colocar sobre uma prateleira ou balcão e deixar ela crescer para baixo.
- Luz: meia sombra, em um ambiente bem iluminado, de preferência sem sol direto, é o ideal para essa planta;
- Regas: as regas são simples, para manter o solo úmido, sempre que perceber que ele está secando;
- Adubo: mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e areia, todos na mesma proporção, para plantar. Húmus de minhoca para adubar ou adubo equilibrado 10-10-10.
Veja também: como cuidar da begônia maculata
E mais: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar