As plantas pendentes de sol pleno são aquelas para deixar penduradas em suportes para plantas em locais onde bate sol direto sobre elas, o dia todo. Nem todas as plantas suportam várias horas de sol sobre suas folhas, e acabam ficando queimadas e ressecadas.
Mas, isso não acontece com essas plantas que você vai ver a seguir. Pelo contrário, elas gostam de mais sol para se desenvolverem melhor. Então, são perfeitas para os cantos da sua casa onde a incidência de luz solar é constante.
Plantas pendentes de sol pleno
Se quiser deixar a sua casa mais florida, colorida e com plantas ornamentais de beleza curiosa, preste atenção nessa lista e comece a pesquisar onde pode obter suas mudas.
1. Azulzinha
A azulzinha é uma planta brasileira e rústica, da espécie Evolvulus glomeratus. Ela gosta de sol pleno, regas moderadas e floresce no verão com lindas flores azuis delicadas. Ela é uma planta de forração, mas se pendurá-la em um vaso, vai ficar pendente.
2. Petúnia
Para harmonizar com a azulzinha, a petúnia é uma linda planta de flores roxas, rosas e brancas que criam uma cascata florida maravilhosa. Aliás, existem espécies híbridas encantadoras, como a petúnia-do-céu-noturno, que vale a pena conhecer e cultivar. Essa planta também é nativa do Brasil e outras partes da América do Sul, e ela gosta de regas frequentes para manter a terra sempre úmida.
3. Onze-horas
A onze-horas pode ser plantada no jardim ou em vasos pendurados para que suas ramificações de flores coloridas fiquem pendentes. Mais uma na lista das plantas brasileiras, ou seja, que se adaptam bem às diferentes regiões do país, mesmo no Sul, onde faz mais frio. Ela gosta de terra úmida, portanto pode regar com frequência, e por volta das 11 horas da manhã esteja pronto para vê-la florir.
4. Begônia asa-de-dragão
Suas flores são vermelhas, com pétalas pequenas e alongadas, por isso o apelido “asa-de-dragão”. Elas fazem um lindo contraste com as folhas verde-escuras. Essa planta é nativa da América do Sul, é acostumada com altitude, sol pleno e gosta de regas moderadas.
5. Rabo-de-burro
Se você adora as suculentas e deseja cultivas espécies maiores, a rabo-de-burro é linda para formar cascatas verdes em vasos ou jardineiras penduradas na sua varanda. São mais fáceis de cultivar, pois precisam de menos regas e pode deixar onde bate sol o dia todo.
6. Lambari
Essa é a Tradescantia zebrina, uma planta de forração para jardins, mas que fica pendente se colocada em vasos pendurados. Tem uma folhagem bicolor muito bonita, gosta de solo úmido e, se por acaso ficar à meia sombra, vai continuar saudável.
7. Gerânio pendente
Existem diferentes tipos de gerânios, e um deles é o pendente, que floresce bastante quando recebe um solo rico em matéria orgânica, bastante sol e água moderada, sem excesso, pois é uma planta mais rústica.
8. Cacto amendoim
Esse cacto tem um formato diferente, com ramificações grossas, cobertas de espinhos e longas, podendo chegar a 1 metro de comprimento. Suas flores são exuberantes e delicadas, contrastando com a rusticidade dos ramos. Gosta de sol pleno, regas moderadas e embora prefira temperaturas entre 20 e 32 graus, sobrevive nas épocas mais frias.