As plantas pendentes são lindas e muito desejadas por quem adora jardinagem e paisagismo. Elas oferecem seu belíssimo efeito cascata, e por isso são recomendadas para ficarem sobre lugares altos ou penduradas. Sozinhas ou acompanhadas de outras plantas, criam um visual perfeito para qualquer estilo de decoração. Saiba mais sobre elas e veja fotos para se inspirar.
Plantas pendentes de sol
Essas são algumas das plantas que gostam de sol pleno, então você pode usá-las para decorar a parte externa da casa, seja o jardim, sacadas, varandas ou terraços. Também pode tê-las dentro de casa, ao lado de uma janela que pegue muitas horas de sol ao dia, direto na planta.
Rabo-de-burro
Essa planta é uma suculenta para manter sob sol pleno e não precisa regar muito. É fácil de cuidar e fica maravilhosa pendurada nas varandas, com seu efeito robusto. Apesar disso, é bem delicada e precisa ter cuidado para manusear, ou as folhas se quebram. O solo dela precisa ser fértil e com boa drenagem. Ao longo dos anos pode atingir 1,5 metro.
Batata-doce ornamental
Com folhas bem roxas e em formato de coração, essa é uma planta bem interessante. Apesar do nome, as batatas que ela produz não são comestíveis. É apenas ornamental mesmo, e ideal para manter sob sol pleno. Se quiser, pode plantá-la no solo e ver como ela se espalha, criando caminhos lindos.
Lambari
Mais uma planta linda por conta das suas folhas roxas e verdes é a Lambari, que apesar de ficar tranquilo a pleno sol, também pode ser cultivada com sombra. Ela gosta de solo úmido e enriquecido com matéria orgânica, com substrato e húmus de minhoca ou esterco curtido. É bem resistente e fica linda harmonizando ao lado de outras plantas de cores diferentes.
Dedo-de-moça
O formato das folhas dessa planta é parecido com a rabo-de-burro, pois as duas são suculentas pendentes. Mas a cor de verde da dedo-de-moça é mais clarinho. Ela pode ficar sob sol pleno ou sol na metade do dia, e não exige muitos cuidados. As regas devem ser quando perceber que o substrato está seco.
Barba-de-moisés
Essa planta com folhas bem verdinhas e pequenas cria um bom volume para decorar. Ela pode ficar em vaso ou no solo, como planta rasteira que vai se espalhando. Ela se desenvolve melhor pegando sol em apenas metade do dia. O solo deve ser rico em matéria orgânica e as regas devem ser espaçadas para evitar que o solo fique encharcado.
Saiba mais: Flores pendentes de sol
Plantas pendentes de sombra
Já se a ideia for ter plantas dentro de casa, que se desenvolvam bem apenas em ambientes com boa luminosidade, mas sem pegar sol direto sobre as folhas, essas plantas pendentes a seguir são lindas opções.
Peperômia
A peperômia chama a atenção por conta da cor clara em verde e creme das suas pequenas folhas em formato de coração. Mas também existem em outras cores. Ela fica bem volumosa e combina com uma decoração delicada.
Ela não é muito resistente a baixas temperaturas, então talvez não seja a melhor para quem mora mais ao sul, no inverno, a menos que fique protegida. Ela gosta de regas regulares e solo bem fértil.
Jiboia
A jiboia é uma planta com um visual um pouco mais selvagem do que a peperômia. Suas folhas vão aumentando de tamanho conforme a planta vai crescendo, e possuem uma colocação de verdeais escuro com nuances amarelas.
Se quiser, ela pode ser uma trepadeira que vai se envolvendo nos móveis que estiverem ao seu lado. As regas para ela devem ser regulares e o solo bem rico para que se desenvolva bem.
Samambaia-americana
Essa é uma planta bastante comum, que muitas avós cultivavam. Hoje em dia ela voltou com tudo, especialmente para fazer parte dos jardins verticais com plantas pendentes. Ela forma um grande volume, parecendo um cabelão crespo e verde-claro, maravilhosa para compor um cenário com diferentes plantas. Ela gosta de pouco sol, as regas devem ser regulares para manter o solo úmido e precisa de uma boa matéria orgânica.
Rhipsalis
Essa planta é uma suculenta com hábitos semelhantes aos das orquídeas. É uma das suculentas que prefere estar protegido do sol pleno. Os seus fios verdinhos pendentes podem atingir até 1 metro. Para isso, é preciso manter o solo sempre úmido, sem encharcar, e rico em matéria orgânica.
Hera-inglesa
As heras são plantas que ficam bem grandes, podendo chegar a 12 metros, e se destacam pelo formato de suas folhas recortadas. Pode usá-la como pendente, como trepadeira ou planta de forração. Para que se desenvolva tão bem ela gosta de um solo rico em matéria orgânica e rega quando perceber que a terra está quase seca.
Plantas pendentes com flores
Quer que a sua casa fique bem florida, com muita cor e perfume? Então as plantas pendentes com flores exuberantes são as ideias, para dentro ou para fora de casa.
Cacto-sianinha
O cacto-sianinha é uma planta que cresce nos troncos da árvores, tal como as orquídeas. Por isso, é uma planta que costuma estar protegida do sol forte no seu habitat natural. Suas flores são exóticas, de pétalas longas, finas e coloridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, e ela vai se desenvolver mesmo se pagar um pouco de sol direto.
Gerânio pendente
O gerânio pendente é uma planta que pode dar flores com bastante frequência, se for bem cuidada. Ela precisa de bastante sol, solo rico em matéria orgânica e pouca água. Quando perceber flores velhas, morrendo, deve fazer uma poda de limpeza para estimular o crescimento de flores novas.
Calibrachoa
São muitas flores nessa planta pendente linda. É o tipo que traz muita vida para qualquer ambiente em que esteja. Ela cresce bem cheia, parecendo um arbusto, e continua crescendo para baixo, ficando pendente. Ela gosta de sol pleno, com boa rega e rico em matéria orgânica.
Cacto-amendoim pendente
Se gosta de plantas diferentes, como são vários tipos de cactos, essa é uma opção bem interessante. Cresce rápido e de forma densa, e as flores são muito exuberantes. Esse é um tipo de cacto que gosta de muito sol, pouca água e um solo leve com boa drenagem.
Flor-de-maio
A flor-de-maio é um cacto com folhas mais gordinhas que ficam bem juntas e formam os caules. Na pontinha do caule nasce uma linda flor. Ela gosta de rega moderada, quando o solo está seco. Precisa estar sempre bem drenada. É melhor deixá-la em meia sombra, pegando pouco sol, só algumas horas ao dia. Pode deixá-la embaixo de uma árvore, protegida, e embelezando o jardim.
Crédito das imagens: Guia de Jardinagem e Casa & Construção
Veja também:
- Como cultivar a planta barba-de-moisés
- Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar
- Flores brasileiras