Muitas pessoas têm receio em colocar plantas para decorar o quarto, por medo de prejudicarem a qualidade do ar durante a noite. Mas, é possível sim enfeitar seu quarto com plantas, principalmente se escolher espécies que ajudam a purificar o ar do ambiente.
Durante o dia, as plantas absorvem gás carbônico e renovam o oxigênio do ambiente. Durante a noite, elas vão consumir mais ou menos a mesma quantidade de oxigênio que uma pessoa consome, e vão liberar gás carbônico. Então, é como se outra pessoa ou um animal de estimação estivesse dormindo no quarto também.
O importante é não exagerar na quantidade de plantas para decorar o quarto, pois aí sim poderá ser muito oxigênio absorvido por elas. Mas, tendo isso em mente, veja quais são as espécies de plantas legais para colocar no quarto e deixar o ambiente mais bonito e agradável.
1. Palmeira Chamaedorea elegans
De acordo com a jardineira Carol Costa, do canal Minhas Plantas, essa palmeira linda é uma das boas espécies de plantas que podem decorar o seu quarto. O visual dela traz a sensação de frescor e leveza, e ela é uma planta bem fácil de cuidar, que exige pouca água.
Pode deixar dentro de um cachepô com substrato e colocar uns dois dedos de água, pois a umidade do substrato vai manter a planta por um bom tempo.
2. Orquídea borboleta
A orquídea Phalaenopsis é um dos tipos mais conhecidos de orquídea. Essa linda planta é perfeita para quem gosta de ter flores no quarto. Coloque o seu vasinho em um canto que pegue um pouco de sol. É importante que ela esteja plantada em um vaso com furos embaixo, e que você deixe escorrer bem a água do vaso quando fizer as regas.
3. Clorofito
Essa planta é muito bonita com suas folhas alongadas em verde e branco. Essa é uma das plantas que ajuda a purificar o ar do ambiente durante o dia, eliminando gases poluentes.
Você pode escolher o clorofito de sol, que tem folhas verdes nas bordas e brancas no centro, ou o clorofito de sombra, que é contrário: bordas brancas e centro verde. Nas épocas de calor pode regar 2 vezes por semana, e nas épocas de frio, 1 vez por semana.
4. Aloe vera
Popularmente conhecida como babosa, essa é uma linda planta da família das suculentas, que são aquelas que têm folhas gordinhas, pois é onde a água fica guardada para períodos de seca. Então, essa planta é fácil de cuidar e só precisa regar quando perceber que a terra está totalmente seca.
Essa planta precisa de bastante sol, por isso só deixe-a no quarto se bater sol direto. Ela também ajuda a limpar as impurezas do ar.
Veja também: entenda as diferenças e os usos das principais espécies de babosa
5. Espada-de-são-jorge
Essa é uma planta bem popular. Ela tem um visual imponente, com suas folhas verdes firmes voltadas para cima, por isso o seu nome “espada”. Para quem é supersticioso, ela não pode faltar em casa, de preferência perto da porta, para espantar as más energias.
Ela é uma planta resistente, não precisa de solo muito rico e se adapta bem a vários ambientes.
6. Jiboia
Ao contrário da espada-de-são-jorge, que tem suas folhas firmes e retas, a jiboia é uma planta pendente. É perfeita para ter sobre um local mais alto, pois ela vai crescendo para baixo. Pode pendurar na parede ou deixar sobre um móvel.
Ela é delicada, linda e aceita ficar em pleno sol ou meia sombra. Nos meses quentes, pode regar de 2 a 3 vezes por semana. Nos meses frios, 1 ou 2 vezes por semana é o bastante, desde que a terra esteja seca.
Veja também: a beleza das suculentas de vidro para decorar a casa e o jardim
E mais: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar