Se você adora decorar a casa com plantas, mas alguns cômodos são fechados, com pouca iluminação e ventilação, não tem problema. O importante é escolher plantas que se adaptam bem a ambientes fechados, necessitando de pouca luz. Veja quais são essas plantas e coloque mais verde dentro de casa.
Samambaias
As samambaias são lindas plantas pendentes que embelezam paredes ou o alto de móveis, deixando suas folhas se alongarem para baixo. Elas são bem verdinhas, mas para que fiquem sempre com boa aparência e saudáveis, não podem pegar sol direto nem rajadas de vento. Então, são ótimas para ambientes internos.
Quando estiver fazendo muito frio, é melhor colocá-las no banheiro para que a umidade ajude-as a sobreviver sem danos. A rega deve ser equilibrada, mantendo o solo sempre úmido. Uma vez ao mês é bom fazer uma adubação orgânica para garantir os nutrientes que a planta precisa.
Palmeira
Existem diversos tipos de palmeiras, todos lindos e viçosos, além de muitos deles se adaptarem bem aos ambientes internos. Você pode cultivar a palmeira-leque em um vaso grande para ela crescer bem; também pode cultivar a ráfia e a camedórea-elegante. Elas preferem ambientes com boa iluminação, mas não com sol direto sobre suas folhas. Também ficam melhores onde não pega vento e não tem ar-condicionado.
Orquídeas
As orquídeas também são muito variadas, e embora sejam fáceis de cuidar, é bom ir pegando a prática, pois cada planta se comporta de um jeito diferente. Algumas dicas importantes são o cuidado para não deixar o solo encharcado, regando só quando a terra estiver seca; Também, preferir vasos de barro, sempre com furos no fundo para evitar acúmulo de água; mantê-las em ambiente bem iluminado, mesmo que não bata sol direto.
Suculentas
As suculentas são lindas, fofas e podem ficar espalhadas pela casa toda. Mas, embora tenham características semelhantes, não são todas iguais. Algumas precisam de muito sol, enquanto outras se adaptam bem à meia sombra.
De modo geral, pelo menos 4 horas de sol sobre elas é importante. Algumas dicas são: dar mais água quando as folhas estiverem murchas; dar menos água se a base estiver parecendo escura e apodrecida; dar mais luz se as folhas estiverem finas e caindo.