Menu

Plantas para banheiro: 8 espécies lindas e fáceis de cuidar

Quer deixar o seu banheiro mais verde e colorido de forma natural? Veja em quais plantas investir

Crédito: Freepik

Publicidade

Trazer as plantas para dentro de casa é uma das tendências atuais na decoração, e todos os cômodos podem participar, inclusive o banheiro. Se você ainda não tem plantas para banheiro, saiba agora quais são as melhores espécies para investir e veja dicas de como decorar, mantendo os cuidados adequados.

Melhores plantas para banheiro

É importante que as plantas para banheiro (com chuveiro) gostem de ambientes úmidos e de meia sombra, apenas com luminosidade sobre as folhas. Afinal, é comum que muitos banheiros sejam mais fechados, com menos ventilação e entrada de sol do que outros ambientes da casa.

1. Violeta

Crédito: Revista Casa e Jardim

A violeta é uma flor bem popular e muito bonita, com flores em diversas cores. Elas são boas para ornamentar banheiros bem pequenos, já que é interessante que o tamanho da planta seja proporcional ao tamanho do ambiente.

2. Suculentas

Crédito: Casa Vogue

São tantas as espécies de suculentas que fica impossível listar. Mas, a dica é que você escolha aquelas com um tom de verde mais escuro para colocar no banheiro, pois são plantas que não precisam de sol direto sobre elas.

Publicidade

Então, se adaptam melhor ao ambiente. Alguns exemplos são a “colar de pérolas”, que é uma linda pendente, a “orelha de Shrek” e a “Crassula ovata”, também chamada de Jade ou Bálsamo.

3. Palmeira ráfis

Crédito: Casa e Festa

Se o seu banheiro é um pouco mais espaçoso e tem um canto no chão que poderia ser preenchido por uma planta maior, uma boa ideia é escolher a palmeira ráfis, que é linda, viçosa e vai deixar o seu ambiente muito mais gostoso. Ela se adapta muito bem em um banheiro menos iluminado.

4. Espada ou lança de São Jorge

Crédito: Selvvva

Essas duas “irmãs” também são ótimas escolhas de plantas para banheiro, inclusive para harmonizar com a ráfis, criando um cantinho com vasos de tamanhos variados. Essa planta é vantajosa se você não quiser ocupar espaços para os lados, já que as folhas dela crescem eretas.

5. Lírio-da-paz

Crédito: Cooagrical

Essa também é uma planta que prefere ambientes internos, sem luz direta sobre ela, e que precisa estar sempre úmida, então o banheiro torna-se o ambiente ideal. Ela é uma planta mais volumosa, então precisa ter um espaço um pouco maior para colocá-la.

Publicidade

6. Antúrio

Crédito: Flores e Folhagens

As características do antúrio são semelhantes às do lírio-da-paz. São plantas com folhas maiores, bem verdinhas, e flores de cores vibrantes que vão criar um destaque no seu banheiro. O antúrio vai bem em ambientes com menos luz e úmidos.

7. Samambaia

Crédito: Cactos e Suculentas

Em banheiros que não dispõem de espaço no piso ou na bancada, a dica é pendurar plantas. Então, a samambaia é uma linda opção. Ela é uma planta pendente que vai decorar um canto por completo, quanto melhor for tratada. Seu tom de verde claro cria um contraste com tudo ao redor.

8. Jiboia

Crédito: Revista Casa e Jardim

Essa planta é uma trepadeira que, assim como a samambaia, é uma pendente, ou seja, vai crescer para baixo. Se tiver onde se grudar, ela vai começar a se fixar pelo ambiente, criando uma decoração única e natural. A jiboia também é uma planta que não gosta de sol forte sobre ela e pode estar em espaços úmidos.

Publicidade

9. Zamioculca

Crédito: Viva Decora

Essa linda planta é ideal para ficar no piso, pois ela atinge uma altura média considerável e precisa de um vaso maior com bastante terra. Então, vai ficar maravilhosa no seu banheiro mais espaçoso. Se bater bem pouca luminosidade, tudo bem, pois ela se adapta fácil a essa condição.

Cuidados com as plantas para banheiro

Todas as plantas que foram sugeridas acima se adaptam muito bem ao ambiente úmido do banheiro. Por isso, você nunca vai precisar exagerar nas regas, já que elas vão estar sempre úmidas por causa do vapor do banho.

Para saber quando é a hora de regar, use aquele velho truque de colocar o dedo no substrato e sentir se ele está seco. Se estiver, pode regar, mas nenhuma delas vai precisar de mais de duas regas por semana.

Publicidade

Para saber sobre quando a planta precisa de adubo, uma dica simples é se guiar pelas trocas de estação do ano. Quando entrar em uma nova estação, dê um pouco de adubo para sua planta.

Veja também: plantas para cultivar em ambientes fechados

E mais: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar

Sair da versão mobile