Cultivar plantas na pandemia se tornou uma terapia de corpo e mente para quem viveu intensamente o isolamento social. Essas plantas viraram moda, e as pessoas começaram a descobrir formas diferentes de deixar os ambientes de casa mais aconchegantes.
Termos como jardim vertical, horta em apartamento e urban jungle passaram a ser muito mais procurados na internet, e assim algumas espécies de plantas ganharam destaque. Veja a lista.
1. Jiboia
O nome botânico da jiboia é Epipremnum pinnatum, e ela está lista de plantas que viraram moda na pandemia porque é bem fácil de cultivar e cresce rápido. Essa planta é uma pendente que se adapta a vasos pequenos ou grandes e todo tipo de iluminação (sol, meia sombra ou sombra com claridade). Só precisa tomar cuidado para crianças e animais não mexer na jiboia, pois é tóxica.
2. Ficus lyrata
Essa é uma planta que pode chegar a 3 metros de altura, por isso não basta achá-la bonita: tem que ter espaço para ela crescer e pegar sol pelo menos quatro horas por dia, até porque pode custar uns R$ 200, então o investimento deve valer a pena. A ficus lyrata gosta de regas moderadas e a adubação pode ser feita nas folhas.
3. Costela-de-adão
As folhas grandes, reluzentes e bem recortadas dessa planta chamam a atenção e complementam de forma divina a coleção de plantas em casa. A verdadeira costela-de-adão se chama Monstera deliciosa. Por ser uma planta mexicana, ela gosta de clima quente e úmido, em meia sombra. O solo deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica, e as regas devem ser frequentes.
4. Begônia rex
Entre as begônias, várias viraram objetos de desejo durante a pandemia, e a begônia rex é uma delas por conta das suas folhas coloridas. Ela gosta de ficar na meia sombra, receber regas moderadas e borrifadas de água nas folhas para se manter hidratada.
5. Samambaias
As diferentes variedades de samambaias voltaram com tudo nessa onda de urban jungle, pois trazem uma memória afetiva de casa da avó. Para cuidar dessas lindas plantas é preciso mantê-las umedecidas, em local com muita luminosidade, mas sem sol direto, e evitar que elas peguem correntes de vento.
6. Espada-de-são-jorge
Antes da pandemia a espada-de-são-jorge já era bastante popular e desejada, assim como suas irmãs, a lança-de-são-jorge e a espada-de-santa-bárbara. Todas elas são bem fáceis de cuidar, pois sobrevivem com pouca água, se adaptam a todo tipo de umidade e podem ser plantadas em todo tipo de solo.
7. Suculentas
As suculentas também já tinham milhões de fãs mesmo antes da pandemia, pois existe uma enorme variedade dessas plantinhas gordinhas, inclusive os cactos, e muitas delas são bem pequenas, então sempre atraíram colecionadores. A forma de cultivo depende de cada planta, mas de modo geral são fáceis de cuidar. Elas gostam de pelo menos um pouco de sol por dia e rega moderada.
Veja também: Como cultivar e fazer mudas de Monstera Adansonii
E mais: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar