Ter plantas em casa traz benefícios em todos os sentidos. Para quem adora cuidar das plantinhas, só o fato de estar na companhia delas e poder apreciar sua beleza já é motivo para ficar de bom humor.
Mas, veja a seguir algumas plantas que ajudam de forma mais específica a manter a qualidade de vida, seja renovando as energias e o ar dos ambientes ou servindo de remédio natural.
1. Manjericão
O manjericão é uma planta com folhas brilhantes, bem bonitas e muito cheirosas, que contém ótimas propriedades para oferecer à sua saúde. Ele contém vitaminas A, C e K, ômega-3, magnésio, cálcio, cobre, manganês e ferro. Ajuda a combater gripe, aliviar tosse, o estresse, faz bem para os olhos e muito mais.
Veja diferentes formas de consumir o manjericão.
Essa plantinha gosta de uma terra rica em matéria orgânica, sempre umedecida e gosta de ficar em um local bem iluminado. Se comprar um vaso muito cheio, divida as mudas entre mais vasos para elas se desenvolverem melhor.
2. Aloe vera
Essa suculenta é linda para decorar sua casa e também tem diversas propriedades medicinais. Dentro da folha da aloe vera tem uma espécie de gel transparente que tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e hidratante, ótima para cuidar da pele e do cabelo.
Veja como extrair o gel e como usar a aloe vera.
Essa planta gosta de pegar sol, mas não precisa ser direto. Se ela ficar exposta ao sol pleno, suas folhas verdes vão ficar roxas, e talvez ela fique mais murcha. Pode deixá-la na meia sombra. Como a planta armazena bastante água no seu interior, pode deixar a terra secar para fazer uma rega. Ela também não precisa de muito adubo, pois é bem resistente. Se plantá-la em uma terra adubada já é o bastante para um ano.
3. Sálvia
Essa é uma planta que toda avó vai dizer que é bom ter em casa. A sálvia é antioxidante, antisséptica, cicatrizante, aromática, anti-inflamatória, expectorante e calmante.
Veja como fazer chá e pomada de sálvia, e como usar.
Ela pode ser cultivada na água ou na terra, em um local bem iluminado com algumas horas de sol por dia. A terra deve ser bem drenada, leve e fértil, rica em nitrogênio, e deve ser mantida levemente úmida.
4. Lavanda
Essa planta é linda, e isso já basta para ficar mais feliz na presença dela. Mas, além disso, a lavanda tem um aroma delicioso que serve para perfumar a sua casa, acalmar a mente e equilibrar o corpo. Para os insetos ela é repelente, e isso também ajuda você a ter mais bem-estar.
Aprenda a fazer limonada com lavanda para dor de cabeça.
Se for plantar em vasos, eles devem ter pelo menos 30 centímetros, pois a lavanda fica bem alta. Mantenha-a em local com pelo menos 4 horas de sol por dia e deixe a terra umedecida. As flores surgem na primavera, e se quiser mantê-la na terra do seu jardim, poderá ter arbustos de 1 metro e meio.
5. Hera
Existem diferentes tipos de hera, todos lindos, com folhas recortadas em formato estrelado e com cores maravilhosas. A hera é uma trepadeira que você pode ter dentro de casa como planta pendente ou preenchendo muros, treliças e fachadas do lado de fora.
Dentro de casa ela é boa para ajudar a limpar as impurezas do ambiente, reduzindo a umidade e o mofo, o que é ótimo para pessoas com esse tipo de alergia.
A hera pode ser cultivada no sol pleno ou na meia sombra, gosta de solo umedecido, mas nunca encharcado. É forte e resistente, fácil de cuidar e pode chegar aos 12 metros se cultivada livremente.