Menu

5 Plantas fáceis de cultivar em casa e que fazem chás ótimos para a saúde

Veja as propriedades, como cuidar das plantas e como fazer os chás

Crédito: Freepik

Publicidade

Gosta de cuidar de plantas e também de tomar chás? Então você precisa conhecer algumas das mais fáceis espécies de plantas para cultivar em casa e depois colher para preparar chás que fazem muito bem à saúde.

1. Hortelã

Crédito: Reprodução

O chá de hortelã é um dos preferidos e mais consumidos no mundo, tanto por seu aroma e sabor refrescantes quanto pelas propriedades que oferece. A hortelã ajuda a tratar a herpes, é anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, auxilia nas inflamações de pele, melhora a circulação, rejuvenesce as células e muito mais.

Para plantar, escolha um local protegido do vento, com sol direto ou parcial. Escolha um solo fértil, rico em matéria orgânica, e mantenha regas de modo a deixar o solo sempre úmido.

Para fazer o chá, colha alguns raminhos da planta já adulta, coloque dentro de uma xícara com água quente, tampe e deixe por 5 minutos. Depois coe e beba, morno ou gelado.

Publicidade

2. Erva-cidreira

Crédito: Reprodução

Essa é mais uma erva maravilhosa para ter em casa, pois ela é muito aromática e saborosa. Ela é diurética, auxilia nos casos de insônia, ansiedade e atua também reduzindo o estresse e os quadros leves de depressão.

Para plantar, escolha um local com sombra ou meia-sombra, mas com boa luminosidade. O solo pode ser de qualquer tipo, misturado com um pouco de adubo orgânico e que seja mantido umedecido, principalmente no verão.

Para fazer o chá, colha umas 10 folhas da erva, lave bem e coloque em um bule com água quente, acabada de ferver. Deixe em infusão por alguns minutos, depois coe e beba.

3. Boldo

Crédito: Reprodução

Essa planta rende um chá que não tem um sabor delicioso, pois é amargo, mas compensa pelo alívio que traz aos problemas de estômago, melhorando a digestão, aliviando uma ressaca, atuando na limpeza do fígado e minimizando os sintomas de gastrite.

Publicidade

Para plantar, faça uma covinha de 15 centímetros de profundidade em uma terra que esteja mais fofa. Coloque a muda ali, tampando a raiz com a terra. Mantenha a terra úmida, regando sempre que perceber que está ficando muito seca. Depois que já estiver com folhas adultas pode começar a usar.

Para o chá, aqueça 1 xícara de água, depois adicione 1 colher de sopa das folhas desidratadas ou 2 colheres das folhas frescas picadas e deixe em infusão até amornar. Então é só coar e beber.

4. Malva

Crédito: Reprodução

Essa é mais uma das plantas que toda avó tem no quintal para tratar infecções, bronquite, gastrite, aftas, picadas de insetos, aliviar dores e acelerar a cicatrização.

Publicidade

Para cultivar a malva é preciso ter um solo rico em matéria orgânica, boa drenagem e que receba bastante sol. Se tiver pouca chuva, regue a planta todos os dias enquanto estiver em crescimento e depois duas vezes por semana.

Para o chá, basta ferver 1 xícara de água, desligar e acrescentar 2 colheres de sopa das folhas secas. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

5. Erva-doce

Crédito: Reprodução

Um chazinho de erva-doce é sempre bem-vindo para aquecer os dias frios. Essa erva, também chamada de funcho, é antioxidante, alivia os sintomas da menopausa, atua no tratamento de úlceras, é analgésica, alivia sintomas de asma e bronquite.

Publicidade

A erva-doce precisa de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos algumas horas por dia. Regue com frequência para deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Para o chá, coloque a água para aquecer e desligue assim que começar a chiar. Coloque na água 1 colher de sopa de sementes de erva-doce e deixe descansar por 5 minutos, fazendo a infusão. Depois é só coar e beber ao longo do dia. Evite guardar para o dia seguinte para que o chá não perca suas propriedades.

Sair da versão mobile