Durante a quarenta o número de adeptos dos jardins internos se multiplicou. As pessoas estão levando plantas para dentro de casa para ficarem mais próximas da natureza, terem um novo hobby e renovar a decoração. Isso é ótimo, desde que se conheça as características de cada espécie que está cultivando, pois algumas plantas de interior oferecem perigo, seja para os humanos, os pets ou outras plantas.
1. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.)
Famosa pela superstição de proteger contra mau-olhado, o motivo dessa superstição se dá porque essa planta é tóxica, tanto para as pessoas quanto para os animais da casa. Se for ingerida pode causar hipersalivação, dor e queimação na boca e lábios, edema (inchaço) na língua e nos lábios.
2. Jiboia (Scindapsus aureus)
Linda pendente para decorar a casa, você deve manter essa planta lá no alto, longe do alcance dos pets e crianças, pois pode provocar os mesmos sintomas descritos acima, caso seja ingerida.
3. Antúrio (Anthurium)
Essa planta tão popular, de folhas brilhantes e flores viçosas, esconde o perigo em seu interior. Em contato com a pele, a seiva produzida pelo antúrio provoca irritação. Quando ingerida provoca náuseas, vômitos, salivação e dificuldade de engolir. Em contato com os olhos pode causar irritação e até lesão de córnea.
4. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Essa é outra planta bem conhecida por ser protetora do lar, além de muito desejada por sua beleza e facilidade de cultivo. Porém, a espada-de-são-jorge, assim como a de santa-bárbara e a lança, contém glicosídeos pregnânicos e saponinas esteroidais que causam dificuldade de movimentação e de respiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa.
5. Crisântemo (Chrysanthemum)
Essa planta é mais comum nos exteriores, cultivada por sua beleza e também por conta do seu poder de afastar pragas de outras plantas. Mas essa flor possui uma substância chamada piretrina que pode causar alergias em geral, desde espirros até bronquite e urticária.
6. Suculentas
Embora sejam lindas e colecionáveis, as suculentas têm uma certa facilidade em atrair as terríveis cochonilhas, pequenos bichinhos brancos que se alimentam delas. Apesar de serem fáceis de matar em pequena quantidade, se você não ficar observando as plantas, as cochonilhas logo vão virar uma praga e se espalhar por toda a sua coleção, tornando mais difícil de eliminá-las.
7. Azaleia (Rhododendron spp.)
Essa maravilhosa flor deixa casa mais bonita, mas seus pets não podem chegar perto. A azaleia tem um princípio ativo chamado andromedotixina, uma substância que, se for ingerida, pode causar distúrbio digestivos até seis horas após o animal ter comido.
Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar
E mais: 5 Plantas que dão azar