Não são apenas as plantas aquáticas que podem ser cultivadas na água. Várias espécies que se desenvolvem bem plantadas na terra também conseguem se desenvolver apenas com água e um pouco de adubo, desde que você siga alguns cuidados simples. Elas ficam lindas decorando a casa de um jeito diferente, com suas raízes à mostra.
Veja alguns cuidados:
Para manter plantas dentro da água você precisa ter dois cuidados principais: trocar a água pelo menos uma vez por semana para repor o oxigênio, e tomar cuidado com a abertura do vaso para evitar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
Outra dica é sempre retirar a planta do vaso, com cuidado, quando for trocar a água, para aproveitar e higienizar o vaso. Se por acaso tiver um foco de larvas do mosquito ali dentro, você já vai eliminá-las, além de remover as manchas escuras que ficam presas às laterais do recipiente.
Plantas para cultivar na água
Assim como deve fazer quando a planta é cultivada na terra, fique sempre de olho no desenvolvimento da planta para trocá-la de vaso quando as raízes estiverem parecendo apertadas.
1. Costela-de-adão
Apesar de poder ficar bem grande quando cultivada na água, você pode iniciar o cultivo de uma planta costela-de-adão dentro de um vaso com água. Quando ela estiver bem desenvolvida, pode transferir para a terra, onde ela terá mais firmeza nas raízes para crescer ainda mais.
2. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz fica lindo quando é colocado em um vaso com água, trazendo uma sensação de frescor ao ambiente. Por ser uma planta tropical, que se desenvolve melhor em clima quente e úmido, vai ficar muito bem dentro da água e em um local onde tenha boa claridade, sem deixar pegar sol forte em suas folhas.
3. Dracenas
Existem diferentes tipos de dracenas, como a marginata e o bambu da sorte, e todas podem ser cultivadas em água. Elas não gostam de sol forte sobre suas folhas, pois se queimam. Mas, gostam de ambiente com muita claridade.
4. Espada-de-são-jorge
A espada e a lança podem ser cultivadas dentro da água, pois são plantas rústicas que se adaptam muito bem a diferentes ambientes e formas de cultivo. É importante que você escolha um local onde vai deixá-las, sem ficar trocando com frequência, para que possam se acostumar. Como são folhas inteiras, pode botar água apenas na parte de baixo, onde ficam as raízes.
5. Jiboia
Essa planta é muito fácil de cuidar, assim como a espada-de-são-jorge. Você pode ter uma jiboia na água e colocá-la em um móvel mas alto para que fique pendente, decorando a parede. Apenas mantenha longe das crianças e animais, pois ela é tóxica.
6. Singônio
O singônio é uma planta tropical que gosta de calor e umidade, portanto, também pode ser cultivado na água. Mantenha à meia sombra e coloque-a mais no alto, pois sem um tutor, ela fica pendente.
7. Aglaonema
Essa folhagem colorida, que varia entre tonalidades de verdes, creme e rosa, deixa a casa mais alegre e é fácil de cuidar. A aglaonema gosta de umidade e calor, sombra ou meia sombra, como em seu habitat natural.
Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar