Menu

10 Plantas com folhas coloridas para cultivar dentro de casa ou no jardim

Já pensou em ter um jardim com plantas de folhas vermelhas, roxas, azuis e variegatas? Veja algumas espécies para cultivar

Crédito: Freepik

Publicidade

Nem todas as folhas de plantas são verdes, e convenhamos que plantas com folhas coloridas trazem até mais alegria para a casa, né? Além de variar no formato, as folhas podem ser de tons de verde, roxas, vermelhas, rosadas, azuladas, alaranjadas ou mescladas (variegatas). Conheça algumas espécies de plantas com folhas coloridas e veja como cuidar delas.

Por que algumas plantas têm folhas coloridas?

As plantas com folhas avermelhadas, amareladas e alaranjadas podem ter essa cor naturalmente por todo o ciclo de vida, ou essa cor pode fazer parte de um dos ciclos da planta, como quando as folhas caem na chegada do outono e mudam de cor nessa fase em que estão envelhecidas.

A mudança de cor também acontece com algumas plantas quando elas ficam muito tempo expostas ao sol. Em algumas suculentas é possível notar bem essa mudança, como na crassula ovata (planta jade) e nas aloe veras (babosas). As pontas das folhas podem ganhar um tom avermelhado ou alaranjado, e algumas ficam com as folhas completamente arroxeadas.

Veja também: entenda as diferenças e os usos das principais espécies de babosa

Publicidade

Plantas coloridas para cultivar em casa

Então, em alguns casos a sua planta vai ficar com folhas coloridas só durante uma fase do ano, outras vezes porque estão muito tempo no sol, e algumas vão ficar assim sempre, pois é a cor natural que está no DNA da planta. Veja exemplos desse tipo, que já nascem coloridas e só mudam de tonalidade conforme a exposição solar.

1. Lutiela

O nome científico dessa planta é Alternanthera dentata, e sua cor natural é um vermelho-arroxeado. Essa é a sua cor natural, em todos os ciclos de vida. É uma planta ótima para forração de canteiros grandes, chegando a uns 40 centímetros de altura. Quanto mais sol ela pegar, mas viva vai ficar essa cor, e não tem problema.

2. Hera roxa

Embora o nome popular seja hera, essa planta não é como as heras mais comuns, trepadeiras. Seu nome científico é Hemigraphis alternata, e ela tem uma folhagem bem escura, mesclando verde com roxo. Também é boa para fazer bordaduras e maciços nos canteiros do jardim.

3. Peperômia tricolor

Como o nome sugere, essa peperômia tem as folhas mescladas com tons de verde e um rosado-avermelhado, mais escurinho nas bordas. São folhas lindas, que ficam ainda mais avermelhadas quando expostas ao sol ou muita luminosidade. O nome científico dela é Peperomia magnoliifolia, e pode ficar no canteiro do jardim ou em vasos.

Publicidade

4. Dracena rubra

Cordyline terminalis é o nome científico desse gênero de plantas dracenas, que são encontradas em diversas variedades, e suas folhas são uma mescla de verde e rosa, só vermelhas ou verde-escuro meio arroxeado. Os portes delas também variam, e elas podem ser cultivadas dentro ou fora de casa.

5. Palmeira azul

Essa palmeira é linda e exuberante para decorar o seu jardim, se tiver bastante espaço, pois ela é de grande porte. Ela é chamada de azul, mas na verdade fica numa tonalidade prateada-azulada com partes verdes. Quanto mais velha ela fica, menos azulada são suas folhas, voltando para o verde.

6. Agave azul

A agave é uma planta bem espaçosa, com folhas longas e largas, que precisam de um espaço grande no jardim para crescer, e longe da circulação de pessoas por causa dos espinhos nas bordas das suas folhas. O nome científico dela é Agave americana, e suas folhas ficam realmente bem azuladas.

Publicidade

7. Marantas

As marantas são uma família de plantas, várias delas nativas do Brasil, e que são encontradas em cores variegatas, ou seja, uma mescla de verde com creme e avermelhado, ou mescla de tons de verde, ou só arroxeadas. Como é uma família bem grande, com mais de 500 espécies catalogadas, as características variam para além das cores das folhas, mudando também seu formato e porte. Você encontra marantas desde 20 centímetros de altura até mais de 1 metro.

8. Coleos

O nome científico dessa planta é Solenostemon scutellarioides, e suas folhas possuem tons de rosa-claro no centro, que vai mudando para vermelho-escuro até mudar para um verde vivo nas bordas. Essas cores vão depender da forma de cultivo, então se tiver em vaso, pode experimentar essas cores mudando o local da planta por alguns dias. Quanto menos sol ela pegar, mais verde nas bordas vai ficar.

9. Croton

De grande porte, essa folhagem amarelo-alaranjado se destaca no paisagismo de qualquer jardim. Seu nome científico é Codiaeum variegatum, e existem diferentes tipos com cores diferentes para cultivar.

Publicidade

10. Periquitinho

Seu nome científico é Alternanthera sessilis, é uma plantinha de pequeno porte, que fica mais rosada se estiver exposta ao sol pleno. Na meia sobra, sua tonalidade muda para mais amarelada. Portanto, é linda para cultivar fora de casa, no jardim, compondo um paisagismo com plantas de outras cores para se destacar.

Crédito das imagens: Vida no Jardim

Sair da versão mobile