Sabemos que se comermos sempre os mesmos alimentos vamos dar para o nosso organismo os mesmos nutrientes. Porém, o organismo precisa de muita coisa para o ajudar a trabalhar.
Agora pense nos alimentos que tem guardado em sua geladeira e dispensa. Grande parte dos frutos e legumes não são os chamados frutos e legumes da época, mas sim alimentos exóticos que, normalmente, não vingariam em nossos solos. Para que possam ser cultivados as condições de que eles necessitam têm de ser simuladas, mais uma vez à custa de agrotóxicos e de estimulantes de crescimento artificiais.
Escolhemos esses alimentos em detrimento daquilo que a terra nos dá naturalmente, como algumas plantas originárias do Brasil. Além de não necessitarem de muita atenção para crescerem saudáveis, estas plantas são muito nutritivas e por isso deveriam fazer parte da nossa alimentação.
Veja aqui quais são essas plantas de baixa manutenção que deve passar a integrar no seu menu!
Plantas comestíveis que devem fazer parte da nossa dieta
1. Urtiga/Cansanção
Atenção, não coma nunca essas folhas cruas. Refogue com tempero.
2. Abóbora do Mato
Integre esse fruto verde em saladas.
3. Trançagem/Tranchagem
Pode comer estas folhas cruas, em saladas, ou refogadas. Essa planta pode ter ainda aplicações medicinais, sob a forma de infusão. É ótima para dores estomacais ou ainda usada como compressa seca, em cima da pele, para tratar reações cutâneas.
4. Aroeira Pimenteira
Mais conhecida como pimenta rosa.
5. Taioba
As folhas podem ser comidas em saladas ou refogadas, enquanto os tubérculos são uma boa alternativa à mandioca ou aos inhames. É uma planta muito forte em vitaminas e em minerais. Tome cuidado para não confundir com a versão venenosa, de folhas arroxeadas.
6. Beldroega Pequena
Use as folhas em sucos, sopas e saladas.
7. Beldroega Grande
Pode ser usada exatamente do mesmo modo que a Beldroega Pequena.
8. Serralhinha
Também pode ser usada para saladas e sucos. Para combater infeções urinárias, faça um chia. As flores também são comestíveis e trazem logo encanto a qualquer preparado.
9. Serralha
Saladas e refogados são os usos mais comuns para esta planta. É muito parecida com o espinafre na medida em que contém bastante vitamina A, D e E.
10. Picão/Carrapicho
Adicione as folhas em suas saladas para que fiquem mais ricas.
11. Capuchinha
As folhas podem ser usadas em saladas e sucos verdes. Assim como as flores, que vão colorir o seu prato.
12. Pêssego do Mato
Deve ser usado como qualquer fruto.
13. Caruru
As folhas podem ser usadas para saladas, refogados, recheios ou patês. As sementes, parecidas com as da quinoa, podem ser cozidas e torradas.
14. Pepininho do Mato
Mini pepinos que podem ser usados para aprimorar uma salada ou para fazer picles.
15. Dente de Leão
As folhas podem ser consumidas em saladas ou batidos. As suas propriedades são estimulantes, depurativas e ajudam na digestão.
16. Ora Pro Nobis
Essa planta costuma ser designada de “carne dos pobres”, porque apesar de não ser carne era muito proteica e acessível a quem não tinha tanto dinheiro para comprar carne. As folhas são então ótimas para se refogarem ou beber em sucos, barrar o pão com patê ou enriquecer saladas.
17. Hibisco
Essa flor não é de origem brasileira mas no entanto não precisa que se alterem condições para que cresça em nossos solos. As flores dão sucos e chás muito completos. As sementes são fonte de proteína e podem ser a base para uma farinha nutritiva que pode ser adicionada ao feijão. Essa planta também dá frutos que podem ser comidos.
18. Jaracatiá
Quando maduros os frutos são comestíveis. Com o caule você pode fazer doce ralado de jaracatiá.
19. Bertalha Coração
Os tubérculos podem ser usados na vez da batata. As folhas são boas para saladas ou para serem refogadas.
20. Mamoeiro do Mato
Os frutos dão uma geleira bem saborosa.
21. Língua de Vaca/ Azedinha
Essa planta contém muito ácido oxálico, pelo que deverá ser consumida com moderação. As suas folhas podem ser incluídas em saladas.
Atenção: Se você estiver em fase de gestação, o melhor mesmo é consultar o seu médico e perguntar se pode consumir esses alimentos.
Assista a seguir o vídeo sobre plantas alimentícias não convencionais: