Além de ter um jardim bem florido, você também quer que ele fique repleto de borboletas e beija-flores? Então veja essa lista de flores que ajudam nessa tarefa, chamando esses lindos bichinhos para perto de você. Conheça plantas que atraem borboletas e beija-flores.
Plantas que atraem borboletas e beija-flores
1. Trombeta chinesa
O nome popular dessa planta vem do seu formato, que parece uma trombeta e sua origem e chinesa e japonesa. Se quiser preencher todo o muro, portão ou mesmo a lateral da casa com essa trepadeira, ela pode chegar a nove metros. É bem rústica e resistente, e floresce no verão e no outono.
2. Caliandra
Essa flor parece um pompom, muito bonita e diferente. É nativa do Brasil e outras partes da América do Sul. Ela gosta de pegar sol pleno, é arbustiva e muito florífera. Precisa de um solo fértil e bem drenável, mas nenhum cuidado especial, pois é rústica.
Saiba mais: Flores brasileiras
3. Esqueleto
Seu nome popular é estranho, mas seu nome científico é Ipomoea quamoclit. Essa planta é uma trepadeira nativa da América Central e do Sul, gosta tanto de meia sombra quanto de sol pleno e tem um ciclo de vida anual. Tem flores de um vermelho bem vivo e é ideal para deixar crescer em treliças, grades e arcos.
4. Beijo-turco
Nativa da África, Moçambique e Quênia, essa é uma planta ideal para climas equatoriais, tropicais e subtropicais. Gosta de luz difusa e meia sombra, seja no quintal, em vasos, floreiras ou cestas pendentes. Gosta de estar com a terra úmida e é muito fácil de cultivá-la no Brasil, inclusive ela cresce de forma espontânea.
5. Estrelítzia
Com um formato bem diferente, parecido com um pássaro voando, essa é uma planta muito desejada para ter no jardim. Suas cores vibrantes atraem as borboletas e beija-flores, e ela forma grandes maciços com cerca de dois metros e bem volumosos, por isso precisa de bastante espaço. Gosta de sol pleno, é perene e se desenvolve bem em climas tropicais e subtropicais.
6. Estrela-do-Egito
Mais uma das plantas que atraem borboletas é essa, que forma buquês de pequenas flores em formato de estrelinhas. É originária da África, por isso se adapta bem aos climas mais quentes do Brasil, e também tolera o frio. Gosta de sol pleno, solo fértil e regas periódicas, mesmo sendo uma planta mais rústica.
7. Cosmos
Essa flor é anual, muito bonita, delicada e fácil de cultivar. Pode tê-la no jardim para formar grandes maciços e também as bordaduras, deixando o visual mais campestre. Ela é rústica, por isso nem precisa de adubação para florescer bastante. Pode cultivá-la em um solo mais pobre, e até precisa cuidar e fazer podas para evitar que ela torne-se uma invasora.
8. Ixora
Essa é uma planta que existe em pequeno, médio e grande porte, em diferentes cores e é ideal para regiões de clima bem quente. Como gosta de ficar no sol pleno, a ixora não precisa que o solo esteja sempre úmido. Se quiser estimular sua floração, escolha um adubo com mais fósforo e potássio para dar antes que ela floresça.
9. Lavanda
Também chamada de alfazema, essa planta é bem popular com sua cor roxa e suas inflorescências o formato de espiga. Ela gosta de um solo aerado, bem leve e fértil. As regas podem ser moderadas, evitando a desidratação. Deve ser plantada onde possa pegar ao menos 4 horas de sol direto todos os dias.
10. Petúnia
Essa belíssima flor, de pétalas delicadas, pode ser encontrada em diversas cores para deixar o seu jardim bem alegre, além de atrair as borboletas e os beija-flores. A petúnia é nativa do Brasil e outros lugares da América do Sul, por isso se dá bem com esse clima local, mais tropical. Gosta de sol pleno e regas frequentes para estar com o solo sempre umedecido.
11. Hibisco
Essa planta possui mais de duzentas variedades com características que as tornam únicas, mesmo sendo todas parecidas. O hibisco gosta de ficar sob sol pleno por quatro a seis horas por dia, e pode viver por cerca de quarenta anos. Plante-a em solo bem drenado e não muito arenoso, e faça podas quando notar muito ramos novos acima das juntas da planta.
12. Primavera
Essa é uma planta lenhosa e trepadeira, que pode ficar gigante se tiver espaço para crescer. Suas flores, que na verdade são as folhas, ficam em um tom lilás-arroxeado lindo e parecem ser artificiais. Ela gosta de solo fértil, preparado com adubo, e de ficar no sol pleno. Cresce bem em qualquer região do país.