Que tal deixar sua cozinha com mais frescor utilizando ervas aromáticas na decoração e, claro, na comida? E se além de prático for também muito lindo? Aprenda como cultivá-las apenas com água, sem terra, bagunça e com visual super clean.
Como plantar ervas aromáticas na água
Antes de iniciarmos a nossa lista das melhores ervas para esse plantio, vamos ver juntos como fazer:
- Esterilize o vaso, garrafa ou frasco de vidro com álcool absoluto ou – se o vidro suportar – com água fervendo;
- Coloque água da pia no frasco. Se a qualidade da água não for boa, a exemplo da água salobra, use a mineral;
- Corte 1 cm da base da erva e coloque no vaso;
- Lave o frasco a cada dois dias e aproveite para trocar a água, evitando a dengue;
- Se quiser que as raízes saiam mais rapidamente, coloque em um pouco de água morna, alguns pedaços de salgueiro e deixe por toda a noite. Pela manhã, troque a água do vaso por essa.
Ervas para cultivar na água
Veja agora quais são as melhores ervas aromáticas para cultivar em recipientes com água.
1. Alecrim
O alecrim gosta de sol, então deixe-o perto da janela. Sua base, mais lenhosa, leva algum tempo para enraizar, mas quando está firme, seus brotos vêm com força total, rapidamente.
2. Sálvia
A melhor época para fazer o plantio da sálvia é a primavera. Corte as estacas e coloque em água. Ela gosta de luminosidade e tem muita propensão a cultivar mofo, então coloque também perto da janela.
3. Hortelã pimenta
Super fácil de cultivar, é só colocar as estacas na água que ela irá enraizar. Ela é muito bonita e aromática, rica em mentol que dá uma sensação de frescor na pele e na língua. Ideal para sucos e outras receitas.
4. Estragão
Se o seu objetivo é usar o estragão em saladas, cultive o russo, mas se for somente como tempero, escolha o francês. Para cultivá-lo, coloque alguns talos em água, perto da janela que logo irá começar a criar as raízes.
5. Manjericão
O manjericão também cria raízes facilmente, basta colocar estacas na água, antes do período de floração, perto da janela. Além se muito cheiroso, ele fica bem cheio e vivo.
6. Hortelã verde
Não é tão refrescante quanto a hortelã pimenta, mas pega muito fácil, criando uma rica folhagem.
7. Tomilho
Fica lindo na decoração, por causa das suas folhas diferentes, que compõem super bem com outras texturas e tamanhos. Pegue as estacas ainda verdes, de preferência na primavera, e coloque na água. Quando as raízes nascerem, corte a estaca para estimular os brotos.
8. Orégano
Muito simples de cultivar, ela enraíza facilmente, sendo uma delícia nas receitas e muito delicada na decoração.
9. Bálsamo de limão ou ervas dos gatos
Essa é uma querida! Além de espantar insetos indesejados e atrair borboletas e os gatos, ela serve para fazer um chá calmante maravilhoso e dá lindas e delicadas flores brancas.
Corte os talos na primavera e coloque na água, perto da janela. Depois de um mês, as raízes estarão se desenvolvendo. Deixe-a perto da janela e se lembre de sempre trocar a água.
10. Stevia
Sim, o adoçante é feito com essas folhinhas e você pode cultivá-la em casa. Coloque algumas estacas na água, perto da janela. Se desejar, pode usar suas folhas em chás e sucos!
Vasos com ervas e água
Agora, um pouquinho de inspiração!
Garrafas de formatos e cores diferentes dão um ar mais lúdico ao seu cultivo. Viu como as raízes ficam lindas?
Os vasinhos não suportam mais suas plantinhas que cresceram? Ótimo! Que venham as jarras.
Compor suas ervas com várias texturas, cores, tons e tipos faz com que não fique monótona, mas o ideal é manter a base parecida, para criar uma ligação harmônica entre elas.
Gostou das dicas? Compartilhe!