Menu

Plantas para cultivar em ambientes abafados

Algumas ajudam a refrescar, outras apenas se adaptam bem onde tem calor e menos ventilação

Crédito: Freepik

Publicidade

Os ambientes abafados são aqueles com pouca ventilação e, por causa disso, mais quentes. Uma das formas de refrescar espaços assim é decorá-los com plantas para ambientes abafados. Essas plantas precisam conseguir sobreviver com tranquilidade no local e também cumprir com o papel de refrescar.

Antes de ver quais são algumas das plantas para escolher, lembre-se que o efeito será melhor se você colocar um grupo de plantas no ambiente, e não apenas uma, pois juntas elas funcionam melhor.

Ficus lyrata

Crédito: Reprodução

Essa planta está entre as mais populares atualmente e serve para ambientes grandes e abafados, já que ela pode ficar com uns 3 metros de altura ou até mais. A ficus lyrata precisa ficar perto de uma janela para pegar algumas horas de sol por dia. As regas são regulares, quando perceber que o substrato está secando. A adubação pode ser líquida, borrifada direto nas folhas, cerca de uma vez por mês.

Veja mais cuidados com a ficus lyrata.

Samambaia

Crédito: Reprodução

As samambaias gostam de ambientes tropicais, que são quentes e úmidos, e não gostam de correntes de vento. Então, são ideais para pendurar nas paredes ou deixar sobre móveis altos, perto de outras plantas tropicais para que, juntas, elas criem um microclima mais úmido e fresco. Regue sua samambaia quando o substrato começar a secar, borrife água nas folhas todas as manhãs e deixe-a longe do sol direto, apenas onde bate bastante claridade.

Publicidade

Veja ideias de decoração com samambaias.

Palmeira

Crédito: Planfor

Várias palmeiras para ambientes internos vivem bem em lugares mais abafados. Você pode escolher a leque, a ráfis,a licuala, a bambu, a petrópolis, a pinanga e tantas outras. Assim como as samambaias, elas gostam de ambientes tropicais e de receber borrifadas de água todas as manhãs para evitar que desidratem. Apenas considere o porte da planta adulta, pois algumas ficam bem altas e precisam de espaço para crescer.

Cactos

Crédito: Freepik

Os cactos são suculentas habituadas a ambientes áridos, quentes e abafados, mas geralmente secos. Porém, se adaptam ao microclima mais úmido criado pelas outras plantas. Então, também entram nessa lista para decorar seu espaço abafado, além de serem muito fáceis de cuidar. Os cactos não existem muita rega, gostam de algumas horas de sol ao dia e um solo simples, sem adubação frequente. Claro, vale considerar que cada espécie tem suas particularidades, então pesquise separadamente sobre as que pretende cultivar.

Antúrio

Crédito: Pergunte ao Agrônomo

O antúrio é uma planta que gosta de bastante claridade, mas não de sol sobre ela. Pode deixar dentro de casa mais longe da janela para ela não queimar com o sol. Essa planta pede umidade no substrato, então pode regar duas ou três vezes por semana. Plante em uma mistura de terra vegetal, terra comum e fibra de coco lavada para ficar um substrato mais leve.

Clúsia

Crédito: Tua Casa

Essa é uma planta muito usada para paisagismo de jardins, pois ela fica um arbusto grande. Mas, também se adapta a um vaso médio no ambiente interno, onde é mais abafado. Como é nativa do Brasil, a clúsia está bem acostumada com climas quentes. Deixe-a em um canto do ambiente que pega sol o dia todo, pois ela gosta. As regas podem ser feitas só quando perceber que o substrato em seco na superfície.

Publicidade

Veja todos os cuidados com a clúsia.

Begônia

Crédito: Tua Casa

As begônias são lindas e adoram um ambiente mais abafadinho, com calor. Tem a rex, a cruz-de-ferro, a maculata e muitas outras. Elas gostam de ambientes úmidos, então deixe-as perto de outras plantas para que elas formem mais umidade. Mantenha uma camada grossa de cascas de árvore, folhas secas ou palha sobre a terra dela para manter a umidade.

Veja os cuidados com a begônia rex.

Sair da versão mobile