Plantar pimenta é uma ótima alternativa para quem gosta de experimentar diferentes temperos e até serve como planta ornamental. Afinal, mesmo quem não gosta do sabor picante não pode negar que a planta fica linda em qualquer ambiente.
Outra utilidade da pimenteira é seu poder para simpatias. Dizem que ela é capaz de afastar mau olhado e inveja, além de afastar as formigas e pragas.
Passo a passo para plantar pimenta
No Brasil, a região Nordeste é campeã no consumo de pimenta, que é rica em vitamina A, B e C, além de magnésio, ferro e aminoácidos. Ela é uma ótima amiga da dieta, pois acelera o metabolismo, mas deve ser consumida com cuidado, pois em excesso ou para pessoas intolerantes pode provocar ardência, suor, vermelhidão e coriza.
Confira o passo a passo para plantar pimenta em casa e colher frutos deliciosos.
1. Prepare a terra para o plantio
Para plantar, basta um vaso com solo fértil, bem drenado, profundo e leve. A pimenta é sensível a baixas temperaturas, portanto só pode ser cultivada nos meses de primavera e verão ou em regiões quentes.
Escolha um local ensolarado, e se for plantar em vasos é recomendado comprar mudas de produtores experientes. Se preferir, comece plantando em uma sementeira e depois transfira para um canteiro ou vaso quando a pimenteira atingir 10 centímetros de altura.
Se o plantio for no campo, faça em sulcos de 30 a 40 centímetros de largura e 20 a 25 centímetros de profundidade. Use substrato de boa procedência para evitar resquícios no solo.
2. Semeie e cuide
Ao semear, deposite no máximo três sementes em cada cova, vaso ou nicho e cubra com uma camada de substrato. Cuidado para não deixar as sementes muito fundas, pois isso dificulta a germinação, e dê uma distância de pelo menos 30 centímetros entre um plantio e outro.
As sementes devem ser regadas diariamente com um borrifador. Nunca molhe demais, pois a terra úmida dificulta a fixação das raízes ao plantar pimenta. A terra deve ficar úmida, não encharcada.
3. Ajude no crescimento da pimenteira
Só regar não fará com que suas pimentas cresçam fortes e saudáveis. É preciso tomar outras medidas ao plantar pimenta:
- Poda: assim que surgirem as primeiras folhas, pode-as para canalizar a energia diretamente para o crescimento da planta;
- Transplantio: quando a muda atingir mais ou menos 10 centímetros de altura, transplante-a para um vaso maior. Isso permitirá que ela cresça com mais liberdade, mas tome cuidado com as raízes, que são muito delicadas;
- Adubação: você pode ajudar no crescimento da pimenteira com adubo orgânico ou químico. Procure orientação profissional para saber qual o tipo mais adequado para a espécie que você cultiva.
4. Colha os frutos
A colheita leva de 50 a 60 dias após as floração, e em períodos ou locais de temperatura elevada esse tempo pode ser menor. Os frutos podem ser colhidos verdes ou maduros, e o ideal é que não sejam arrancados, mas sim cortados com o auxílio de uma faca ou tesoura.
Após o período de frutificação é necessário fazer a poda, que estimula o rebrotamento e produtividade da pimenteira e permite que ela continue crescendo saudável.