Você não precisa morar em uma casa com terreno grande para ter árvores frutíferas. É possível cultivar diversas frutas em vasos, inclusive o maracujá, que você vai aprender agora. Aliás, aprenda também a plantar mamão em vasos.
Como obter mudas?
Você pode comprar uma muda de pé de maracujá em uma loja especializada ou você pode comprar maracujás bem bonitos e saudáveis no mercado e semear com as sementes da fruta, fazendo suas mudas desde o comecinho. Essa é uma ótima maneira de começar seu cultivo com o tipo de maracujá desejado, que é aquele que você escolher comprar.
Semeando
Quando for cortar o maracujá para comer, separe a polpa das sementes. Coloque as sementes sobre um papel-toalha e deixe-as secando no sol por mais ou menos uma semana.
Depois, prepare um vaso de tamanho médio com uma mistura de terra vegetal, esterco curtido ou húmus de minhoca e um pouco de areia de construção. Esse vaso pode ser menor, apenas para brotar a muda, depois você prepara um vaso grande para replantar a muda e deixá-la crescer.
Faça uma covinha no centro da terra, com o dedo mesmo, e coloque ali umas 3 ou 4 sementes. Tampe de leve, sem apertar, e faça uma rega para deixar a terra bem úmida, mas sem encharcar.
Deixe o vaso no sol e vá mantendo a terra úmida, conforme ela for secando. Esse processo vai levar de 25 a 30 dias, até que a sua muda esteja com uns 30 centímetros e as duas primeiras folhas.
Transplante para o vaso definitivo
Se você escolheu um vaso médio para fazer a muda, depois de pelo menos 30 dias já pode transplantá-la para um vaso maior, que será o local definitivo da planta. Se não der para transplantar logo nos 30 dias, não faz mal. A planta vai continuar se desenvolvendo.
Mas lembre-se que ela é uma trepadeira e vai começar a “agarrar” no que estiver por perto. Então, para evitar ter que ficar soltando a planta de onde estiver agarrada, correndo o risco de machucá-la, já deixe o vaso no local definitivo, seja na sua sacada ou no quintal.
Quando for transplantar, escolha o maior vaso que puder, pois essa planta precisa de espaço para se desenvolver. O ideal mesmo é no solo, então saiba que até pode plantar em vasos, mas não vai ter a mesma produtividade de frutos do que ocorre quando a planta está no solo.
Prepare o vaso com a mesma mistura que colocou no vaso menor para a mudinha crescer. Retire a muda do vaso menor com cuidado para não arrebentar as raízes. Limpe o excesso de terra, coloque a muda no vaso maior e tampe com mais mistura de terra.
Depois faça uma rega e deixe o vaso no local definitivo. Ao lado da muda, dentro da terra, coloque uma estaca de madeira para que ela comece a se agarrar e firmar. Deixe o vaso em um local onde a planta possa se agarrar sem ser arrancada depois.
Escolha do local definitivo
Depois que replantar a sua muda de maracujá é só ir mantendo a terra úmida, sem encharcar, e deixá-la pegar pelo menos umas 4 horas de sol por dia. A cada 3 meses, mais ou menos, pode dar um pouco de adubo, de preferência natural, como esterco de gado curtido ou húmus de minhoca.
A escolha do local definitivo deve levar em conta que a planta vai se agarrar nas paredes ou escadaria, árvore e o que tiver mais perto. Além disso, ela precisa ficar protegida dos ventos fortes e da geada, pois poderá não suportar tanto frio.