Quem tem um espaço no quintal tem a sorte de poder plantar árvores frutíferas para consumir frutas frescas ao longo do ano. Um das frutas que desenvolve bem em terras tropicais é a fruta-do-conde, chamada também de fruta-pinha, araticum, anona ou ata. Ela ganhou esse apelido porque chegou ao Brasil, mais especificamente à Bahia, trazida pelo português Conde de Miranda. Se aprecia essa fruta, veja como plantar fruta-do-conde em casa.
Como plantar fruta-do-conde passo a passo
Para plantar fruta-do-conde em casa, prefira comprar uma muda enxertada de um viveiro certificado. Assim você terá menos risco de ataque por pragas na época da semeadura até virar muda. Também, a planta se desenvolve mais rápido e a frutificação também chega logo.
1. Prepare o solo
Essa planta gosta de solo com terra fofa, leve e bem drenada. Faça a adubação utilizando 20 litros de esterco curtido, 200 gramas de calcário dolomítico, 600 gramas de superfosfato triplo, 20 gramas de sulfato de zinco, 10 gramas de bórax e 200 gramas de cloreto de potássio.
2. Abra as covas
Cerca de 30 dias antes de fazer o plantio, já abra as covas com a terra preparada. Elas devem ter cerca de 1 metro de diâmetro e profundidade, deixando pelo menos 4 metros de distância entre cada muda, se for plantar mais de uma.
3. Plante
Passados os 30 dias, coloque a muda dentro da cova, tampe sem apertar, deixando apenas a raiz para dentro. Faça uma boa rega.
Como cuidar da planta
Para um melhor desenvolvimento da muda, tente fazer as podas de modo que as copas fiquem bem ventiladas e para que o sol alcance a planta toda.
Sobre os pontos do corte da poda que ficam abertos, coloque tinta látex ou pasta fúngica para ajudar a proteger enquanto fecha.
No mesmo período das podas, faça uma suplementação de nutrientes tipo NPK para auxiliar no desenvolvimento da árvore.
Dicas úteis
Prefira fazer o plantio das mudas em época de chuva, caso não consiga fazer uma boa irrigação da planta em época seca. Elas se desenvolvem melhor e a colheita fica programada para a próxima estação, entre 90 e 190 dias.
Mesmo se for plantada em época de chuva, a planta necessita de um clima quente. Não pense em plantá-la inverno. Calcule a época do plantio para evitar as chuvas na época de floração, pois poderá comprometer a colheita.
Veja mais algumas dicas sobre como fazer a poda da árvore: