Se você busca por formas de levar um estilo de vida mais natural e sustentável, com certeza deveria aprender a plantar a sua bucha vegetal. Ela serve mesmo como uma bucha, tanto para tomar banho quanto para lavar louça, e ainda tem propriedades benéficas para a saúde, além de ser biodegradável.
O que é bucha vegetal?
A bucha vegetal é uma planta de nome científico Luffa cylindrica. Ela é uma trepadeira do gênero Luffa originária da Ásia, da África Tropical e da América do Sul. Ela tem folhas largas e recortadas, flor amarela ou branca e frutos que se parecem com pepinos.
As esponjas estão dentro desses frutos, que na verdade é o fruto seco. Se fizer a colheita quando o fruto estiver com até 15 centímetros, num período de até 160 dias após a semeadura, aí pode ser usado para comer.
Vantagens de usar bucha vegetal
A bucha vegetal é vantajosa para uso na rotina de limpeza porque ela é mais eficiente para usar no banho, é boa como esfoliante da pele sem machucar e estimulando a circulação.
Para lavar a louça é uma opção mais barata, com menos risco de contaminação por bactérias.
Depois de algum tempo de uso, quando suas fibras começarem a amolecer, é só descartá-la na natureza, pois é biodegradável e o ciclo natural vai continuar.
Como plantar bucha vegetal
Veja como fazer o plantio e a manutenção da sua planta para produzir a bucha vegetal do seu banho e da limpeza da sua casa.
Materiais necessários
1 jardineira quadrada grande de medida 50 cm x 50 cm x 50 cm;
Terra preta;
3 sementes de Luffa cylindrica;
1 tesoura para podar.
Modo de fazer
- Faça o seu plantio no início da primavera.
- Cave um buraco de 2 cm a 3 cm na terra preta, no centro da jardineira, e coloque as três sementes de bucha vegetal. Cubra-as com um pouco de terra e faça uma rega.
- Deixe a jardineira em um local em que bata sol diretamente na planta.
- Quando chegar o verão, coloque um suporte perto da planta para que os caules possam se expandir.
- Mantenha regas moderadas.
- A colheita das buchas deverá ser feita apenas no verão seguinte, ou seja, depois de um ano.
Cuidados na colheita
Para colher, corte o cabinho no qual o fruto se prende. Para saber a hora de colher, repare na casca, que deve estar com um tom amarelado.
O ideal é colher quando o fruto começar a amarelar, pois a bucha estará mais nova e em bom estado de conservação. Porém, quanto mais seca estiver a casca, mais fácil vai ser de descascar. Em contrapartida, se deixar passar muito do ponto, ela poderá ter sinais de apodrecimento.
Confira no vídeo abaixo como é a colheita de um fruto mais maduro e outro no ponto, e como fazer a limpeza para começar a usar a bucha.
Bucha para comer
Quando você prepara esse fruto para comer, ele deve estar verde, parecendo uma abobrinha. Aí, a parte de dentro não vai estar na textura de bucha. Esse é um alimento rico em nutrientes para complementar uma refeição saudável. Veja uma receita de bucha refogada: