O bambu é uma planta muito bonita e útil. Com ele é possível fazer móveis, utensílios domésticos, itens decorativos, painéis, além da produção de fitocosméticos, celulose, papel e biomassa para geração de energia para o setor industrial. O bambu também é uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas, e em casa você pode consumir os brotos da planta que possuem alto valor nutricional. Então, quer aprender a plantar bambu? Veja as dicas.
Como plantar bambu em vaso
Se você só quer plantar bambu decorativo em vasos, de um jeito mais simples e em menor quantidade, também é possível. Confira o passo a passo e as dicas do canal Américo Brazil Informa:
Um investimento para 30 anos
De acordo com a revista Globo Rural, se forem utilizadas as técnicas adequadas de colheita, o bambu rebrota com facilidade, produzindo novos brotos anualmente por mais de 30 anos, sem precisar replantar. É uma planta perene, de fácil regeneração e se desenvolve rápido, chegando a 20 centímetros por dia em algumas espécies.
Como plantar bambu: a escolha da espécie adequada
Como o Brasil oferece o clima perfeito para o bambu, só há bons motivos para fazer a sua plantação. Só o que precisa fazer é pesquisar bem antes de comprar as mudas para plantio, pois há 258 espécies classificadas em 35 gêneros, e elas possuem características diferentes que influenciam no cultivo.
Uma dessas influências é sobre o clima. Existem espécies de bambus adaptadas a diferentes climas, podendo se desenvolver em zonas tropicais, subtropicais e temperadas. Então, faça a sua escolha junto de empresas idôneas, que comercializem as mudas profissionalmente, para que sejam capazes de recomendar as espécies adequadas para a sua região de plantio.
Terra para o plantio
Os bambus conseguem se desenvolver em diferentes tipos de solo. Porém, quanto mais qualidade, melhor, como é o caso dos solos agrícolas. Deve-se evitar áreas alagadas ou mal drenadas.
Como plantar bambu com o espaçamento adequado das mudas
O espaçamento correto entre as mudas vai depender da espécie do bambu e da finalidade da plantação.
- Para espécies destinadas para produção de colmos para construção civil, indica-se um distanciamento de 8 x 8 metros entre mudas.
- Para obtenção de brotos, recomenda-se 5 x 5 metros.
- Em caso de plantios em larga escala, o ideal é contratar um técnico especializado para orientar o estabelecimento da lavoura.
- Como padrão, o cálculo do tamanho das covas é de 0,5 x 0,5 x 0,4 metro, podendo variar pelo mesmo motivo das variações no espaçamento.
Adubação
Depois que for feita uma análise das deficiências do solo é possível definir como será feita a adubação. O bambu aceita tanto a adubação química quanto natural, mas a dica é sempre adubar com aplicação de regas para favorecer os efeitos dos nutrientes no plantio.
Limpeza dos espaços entre as mudas
Durante os 3 primeiros anos do plantio, é importante fazer a limpeza dos espaços entre as mudas, evitando a concorrência com outras plantas que podem prejudicar o desenvolvimento do bambu. A partir do 4º ano fica mais difícil fazer a limpeza porque as touceiras ocupam o espaço, mas mesmo assim deve-se manter o mais limpo possível.
Produção e colheita
O bambu fica adulto, em média, depois de 8 a 10 anos de cultivo. Algumas espécies, no entanto, já podem ser colhidas após 5 anos, numa quantidade de 20% a 50% dos colmos. Cada touceira produz de 5 a 10 colmos a cada ano.
Recomenda-se fazer a colheita anualmente, de forma regular, para permitir o surgimento de novas plantas e garantir a longevidade da cultura.
Veja também: Xanadu — decore sua casa com essa planta brasileira