A planta-coração tem esse nome popular por causa do formato de suas folhas. Ela também é conhecia como cacto-coração e flor-de-cera, pois suas flores, que também são lindas, possuem um revestimento ceroso.
O nome científico dessa planta é Hoya kerrii, e ela é nativa da China, Camboja, Java, Indonésia, Tailândia, Laos e Vietnã. Ela é uma trepadeira e também uma suculenta, com folhas verdes e brilhantes, às vezes variegatas, ou seja, com as bordas em cor creme.
Geralmente ela é vendida com apenas uma folha enterrada no vaso, parecendo que esse será o seu formato para sempre. Mas, na verdade, ela vai crescer bastante, formando ramos bem longos que podem chegar a uns 3 ou 4 metros.
É a planta perfeita para deixar em um local mais alto e permitir que ela vá se prendendo nas paredes, cercas ou sobre os móveis, do mesmo jeito que acontece com a jiboia e a hera. Para isso, você pode cultivá-la em suportes para pendurar vasos, no teto ou na parede.
Luminosidade
A planta-coração gosta de meia sombra, em um local bastante iluminado, mas sem deixar o sol bater diretamente sobre ela, ou as folhas irão queimar.
Mistura para plantio
Para plantar sua muda, escolha um solo rico em matéria orgânica, misturando terra vegetal com húmus de minhoca ou esterco de gado curtido. Se a terra estiver muito argilosa, misture um pouco de areia de construção para drenar melhor a água e facilitar o enraizamento.
Regas
Essa planta gosta de um solo úmido, um pouco mais do que a maioria das suculentas. Molhe com frequência, mas sem exagero. Se as folhas começarem a ficar finas e enrugadas, é sinal de água em excesso.
Reprodução
Quando a sua planta já estiver maior, forte e saudável, pode escolher uma folha bonita para replantar. Só precisa da folha mesmo, levemente enterrada na mistura de plantio e regada com frequência para enraizar.
Veja também: