Placas na garganta o que pode ser
Crédito: Freepik

Placas na garganta: causas, como identificar e o que fazer para tratar

As placas se formam nas amígdalas ou na faringe e ocorrem devido a infecções virais, bacterianas ou fúngicas

Publicidade

As placas na garganta são umas manchas de bordas irregulares, amareladas ou esbranquiçadas, que se formam nas amígdalas (laterais da garganta) ou na faringe (parte superior no fundo do céu da boca).

Essas placas podem aparecer devido a uma infecção viral ou bacteriana. Na infecção viral, as placas são esbranquiçadas ou transparentes. Na infecção bacteriana são amareladas e com pus.

Isso não quer dizer que toda infecção viral ou bacteriana na garganta vai formar placas. Pode acontecer de surgirem outros sintomas, mas sem placas, ou então de existirem as placas, mas o paciente não conseguir vê-las por conta própria, caso a região esteja muito inchada.

Qual a sensação das placas?

As placas em si não causam uma sensação. O que vai causar sensação é o inchaço e a dor de garganta. Como as placas bacterianas formam pus, ficam um pouco mais inchadas. Mas a sensação sem as placas é basicamente a mesma, de inchaço, que dificulta pra engolir a saliva, líquidos e comida.

Publicidade

Quais as doenças que causam placas na garganta?

Entre as doenças virais mais comuns estão gripe, resfriado e mononucleose.

Entre as doenças bacterianas estão a faringite bacteriana, a amigdalite bacteriana e outras doenças causadas por bactérias Estreptococos do grupo A (causa bacteriana mais comum), Estreptococos do grupo C e Estreptococos do grupo G.

Tem ainda a candidíase oral, que é causada pelo fungo Candida albicans, bem comum nas crianças pequenas e chamada de sapinho. Ela pode ocorrer na boca ou na garganta, apresentando sintomas de manchas ou placas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca.

Como tratar as placas na garganta?

Não tente mexer nas placas por conta própria. Se elas estão ali é porque estão lidando com um processo infeccioso e só vão desaparecer quando for feito o tratamento médico necessário ou quando sumirem sozinhas, como no caso de gripes e resfriados que passam depois de alguns dias.

Publicidade

Se tentar tirar as placas, só o que vai conseguir é machucar as amígdalas, podendo surgir feridas e mais inchaço, além de ver as placas se formarem outra vez, pois a infecção ainda está acontecendo.

Como existem diferentes causas para a formação de placas na garganta, o melhor a fazer é consultar um clínico geral para verificar os demais sintomas e prescrever o tratamento mais adequado.

Enquanto não chega o dia consulta, apenas mantenha uma boa higiene bucal e evite comer alimentos muito quentes e tomar bebida alcoólica. Não faça gargarejo com enxaguante bucal, pois pode piorar a inflamação. Esse produto só serve para fazer bochecho nos dentes e gengivas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM