Pensar sobre qual tipo de piso colocar na casa é uma etapa empolgante, pois você sabe que o piso contribui muito com o efeito estético do ambiente e há muitas opções para escolher. Porém, não é apenas a estética que importa, mas também a praticidade e a segurança no dia a dia. Para ajudar nessa decisão, veja quais são as diferenças entre dois dos mais requisitados tipos de piso e decida qual colocar: piso laminado ou porcelanato.
Veja também: como usar álcool na limpeza doméstica
Piso laminado
O piso laminado é um material composto por derivados de madeira e um revestimento com uma camada decorativa, que pode assumir a aparência de tábuas de madeira ou de outros tipos de material. Ele recebe um acabamento resinado que o torna resistente e impermeável. Por não ser madeira pura, sai mais barato do que as tábuas, além de ser mais prático de manter.
Esse tipo de piso é instalado em lâminas, como se fossem tábuas bem finas. Elas são divididas entre macho e fêmea, pois possuem encaixes nas laterais para que a instalação seja prática e o piso fique bem firme sem precisar de cola.
É um tipo de piso que deixa a casa com uma sensação mais acolhedora, pois é um piso térmico e muito bonito. Ele é bem resistente, pode limpar somente com pano úmido e sabão neutro, é antialérgico e não é escorregadio. Então é uma ótima opção para casas com crianças e idosos.
Porcelanato
O piso porcelanato é aquele que se parece com a cerâmica comum, pois também é cerâmico, mas ele tem um formato maior e a estética é mais refinada, de fato, parecendo uma porcelana, embora haja modelos foscos e estampados imitando diversos materiais, como madeira e mármore. Ele é mais resistente do que a cerâmica comum, por isso é mais valorizado no mercado.
Diferente do laminado, esse modelo não pode ser colocado sobre outro piso. Precisa fazer a remoção completa do piso atual, preparar a superfície e então assentar o piso. Esse trabalho deve ser feito por um colocador de piso profissional para que o resultado fique perfeito.
O porcelanato fica muito bonito na casa inteira e pode ser usado em áreas molhadas sem problemas. Apenas tenha o cuidado de escolher um modelo antiderrapante nesse caso. A limpeza é simples, também com água e sabão neutro, e se quiser uma versão menos porosa possível, escolha o esmaltado.
Saiba mais: Como tirar risco de porcelanato
Esse é um piso frio, então não vai oferecer aquele acolhimento nos quartos e salas, caso goste de ficar descalço ou de deixar as crianças mais à vontade.
Qual o melhor?
Entre piso laminado ou porcelanato não há um melhor que o outro. A escolha certa vai depender da finalidade de uso do ambiente. Por exemplo, se quiser instalar piso em áreas úmidas ou externas, o melhor é o porcelanato, pois a madeira é menos resistente à água e ao sol, mesmo sendo tratada.
Para dentro de casa, o piso laminado é a melhor escolha para salas, corredores e quartos por causa do conforto térmico que oferece e também do efeito estético mais acolhedor. Quanto à limpeza, as duas opções são fáceis de manter.
Se você estiver precisando de uma opção com instalação mais prática, rápida e barata, o piso laminado também é o melhor, já que pode ser instalado sobre outros tipos de piso, exceto de tábuas de madeira ou carpete. Mas se você tiver um piso cerâmico, por exemplo, pode deixá-lo onde está e colocar o laminado por cima.
Veja também: