piso laminado
Crédito: PxHere

Piso laminado: vale a pena ter? Veja vantagens e desvantagens

Se estiver pensando em qual tipo de piso colocar no seu imóvel, confira se o laminado satisfaz suas necessidades.

Publicidade

O piso laminado é um tipo de revestimento para o chão feito a partir da madeira, com uma lâmina decorativa por cima. Ele é térmico, e há diversos modelos para combinar com o estilo de arquitetura e de decoração que desejar fazer.

Mas assim como há vantagens, também há desvantagens em ter esse piso, de acordo com as necessidades de cada projeto. Conheça quais são antes de tomar sua decisão.

Vantagens e desvantagens do piso laminado

O laminado tem esse nome porque, como mencionado anteriormente, ele é feito a partir da madeira, mas leva uma lâmina por cima para que seja possível oferecer diversos modelos de superfície.

São feitos acabamentos para que uma régua (como é chamado cada piso) encaixe na outra. Embora seja de instalação simples, requer certa habilidade para fazer com perfeição, além de ferramentas propícias. Então até é possível fazer por conta se você tiver um mínimo conhecimento no assunto.

Publicidade

Mas isso não chega a ser nem uma vantagem, nem desvantagem, já que é comum a instalação de pisos ser feita por uma empresa profissional. Sendo assim, conheça outros detalhes sobre vantagens e desvantagens do laminado.

Vantagens

quais as vantagens piso laminado
Crédito: Pxhere

São muitos os estilos de decoração que combinam com o piso laminado e ele pode ser usado em praticamente todos os ambientes.

O custo-benefício desse tipo de piso também é outra vantagem. O laminado é muito fácil de instalar, sem gerar muita sujeira. Cada peça de piso se encaixa, são colocadas por cima de uma manta protetora que ajuda a nivelar e a manter capacidade térmica, e depois é feito o acabamento com o rodapé no mesmo material.

Ele pode ser instalado sobre contrapiso, sem a necessidade de estar totalmente nivelado, e também sobre um porcelanato, evitando obras e sujeira com a retirada de um para a instalação do outro.

Publicidade

Desvantagens

quais as desvantagens piso laminado
Crédito: Pxhere

Pode-se dizer que uma das principais desvantagens do laminado é a falta de resistência a líquidos. Por isso, até mesmo para a limpeza do piso deve ser usado um pano úmido, mas bem torcido, e de preferência que passe um pano seco depois.

Se houver respingos ou se cair algo molhado nesse tipo de piso é importante secar o quanto antes para evitar a penetração e possíveis manchas por bolor.

Os cuidados com sapatos de salto e pés de móveis também precisa ser maior do que com um piso de porcelanato ou cerâmico, pois é mais fácil de arranhar e mais difícil de remover o arranhado.

Publicidade

Além disso, em comparação com o piso vinílico, que tem uma aparência semelhante ao laminado, ele perde na questão do tratamento acústico que oferece, podendo não ser a melhor opção conforme a estrutura do prédio. Porém, esses dois materiais não devem ser confundidos, pois o vinílico não é de madeira.

Vale a pena?

Considerando as vantagens e desvantagens do piso tipo laminado que você acabou de ver, considera-se que sim, vale a pena fazer esse investimento. Isso, claro, se você realmente gosta do modelo e acha que vai combinar com o estilo da arquitetura, da decoração do seu imóvel e com o seu estilo de vida.

Quanto custa o piso e a instalação?

A média do mercado fica entre R$50,00 a R$150,00 de piso instalado por metro quadrado, podendo variar em cada região. Ele é mais barato do que o piso vinílico, justamente por ter menos resistência à água e à proteção acústica.

Publicidade

Agora é uma questão de fazer orçamentos e comparações, conforme o tamanho do espaço que você deseja ter esse piso, para tomar a melhor decisão junto com o seu arquiteto. Veja no vídeo abaixo um exemplo de como é feita a instalação do laminado:

Veja também: Como tirar ferrugem de piso

PODE GOSTAR TAMBÉM