Para quem não sabe o que é sagu, são aquelas bolinhas branquinhas bem pequenas vendidas no supermercado para fazer sobremesa, como calda de sagu de vinho ou calda de frutas. As bolinhas são feitas à base de mandioca, e precisam ser cozidas para ficarem inchadas, transparentes e com uma textura gelatinosa. Se você tiver essas bolinhas em casa, pode experimentar fazer pipoca de sagu.
Veja também: ideias de tempero doce e salgado para pipoca
Como fazer pipoca estourando bolinhas de sagu
O sabor e a textura da pipoca de sagu são bem diferentes da pipoca de milho, mas tem o benefício de não ficar com aquelas casquinhas que grudam nos dentes. Apenas deve ficar de olho e retirar as bolinhas não estouradas, principalmente se for servir para as crianças. Vale a pena ver como fica para saber se vai ter mais uma opção quando faltar o milho em casa e estiver com vontade de comer pipoca.
Na panela
Essa é uma receita simples porque o tempero é só óleo e sal mesmo, e o preparo é na panela. Se quiser, pode usar qualquer tipo de óleo, não precisa ser o de milho ou de soja. Funciona com óleo de coco ou azeite também. Veja essa sugestão do Comidinhas do Chef.
Ingredientes
Sagu de mandioca cru: ½ xícara;
Óleo: 1 colher (sopa);
Sal e outros temperos: a gosto.
Modo de preparo
- Aqueça o óleo numa panela e, quando estiver bem quente, coloque o sagu, o sal e os temperos que desejar.
- Mexa sem parar até misturar tudo. Em seguida baixe o fogo.
- Quando começar a estourar, tampe a panela e continue mexendo.
- Se por acaso a sua panela não for uma pipoqueira, segure a tampa com um pano e chacoalhe até estourar tudo.
Pipoca de micro-ondas
Também dá para fazer no micro-ondas, do mesmo jeito que se faz a versão de milho. Não precisa adicionar óleo, só temperar com sal mesmo, que pode ser no final, quando os sagus já estiverem estourados. Veja essa receita compartilhada do Tudo Receitas:
Ingredientes
Sagu de mandioca: ½ xícara;
Sal: 1 pitada.
Modo de preparo
- Coloque o sagu numa tigela de plástico para micro-ondas, polvilhe o sal e tampe com uma tampa própria para o micro-ondas ou com plástico filme com alguns furinhos.
- Outra opção é colocar o sagu dentro de um saco de papel e fechar com 1 ou 2 dobras pequenas, deixando espaço no interior para o sagu estourar, do mesmo jeito que se faz a pipoca de milho no saco de pão.
- Coloque no micro-ondas e ligue na potência máxima. Quando ouvir estourar conte 3-4 minutos e desligue. Está pronto para servir.
Pipoca caramelada
A versão doce também é muito fácil de fazer. Essa receita é de panela, então você primeiro vai estourar as bolinhas de sagu na panela quente até virarem pipoca, e depois vai fazer a calda de caramelo em outra panela, derretendo um pouco de açúcar. Quando o açúcar estiver derretido, jogue a pipoca dentro e misture bem. Se quiser, finalize com um pouco de canela. Depois deixe esfriar.
A pipoca caramelada vai enfurecer, formando um único bloco, então você pode usar as mãos para quebrar e está pronto para se deliciar. Veja todo esse processo sendo feito nesse vídeo do canal Cássia Fernanda & Estes Alves:
Veja também:
- Aprenda a fazer pipoca de arroz: 3 receitas fáceis para petiscar
- Dá para fazer pipoca na AirFryer? Receita simples + suspiro de pipoca de chocolate