Menu

Piolho-de-cobra tem veneno? Saiba com acabar com ele

Se já viu essas lagartinhas caminhando pelo seu jardim , saiba o que fazer

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Pode ser piolho-de-cobra, gongo ou embuá. Não importa o nome que se dê, ele acaba assustando muita gente. Mas será que é realmente perigoso? Entenda melhor esses bichinhos, seus riscos e como acabar de vez com ele em sua casa.

O que é?

O piolho-de-cobra (Chilopoda geophilomorpha) é um dipóplode, cujo corpo é formado por aneis ou segmentos. Ele possui 4 pernas em cada segmento, podendo chegar a ter mais de 700 delas em todo seu comprimento. Vivem normalmente em jardins e adoram locais úmidos e material em decomposição.

Eles adoram se esconder entre as folhas secas, frestas de paredes e muros, pedras, entulhos e afins. Gostam de qualquer lugar que o proteja da luz do dia e seja mais quentinho e úmido, saindo a noite para se alimentar. Por isso é mais fácil encontrá-los à noite do que durante o dia, sendo também a melhor hora para usar iscas.

Piolho-de-cobra é venenoso?

Esses dipóplodes não têm ferrão ou veneno de fato, sendo praticamente inofensivos. Apesar disso, quando se sentem ameaçados, podem eliminar uma toxina que pode queimar levemente a pele, além de ter mau cheiro. Porém o mais comum é que ele se enrole em forma de espiral, para se proteger de ataques.

Publicidade

Por outro lado, mesmo que ele não tenha veneno, há também um fator que não pode ser ignorado. Você já sabe que ele gosta de locais quentes, úmidos e escuros, certo? Então, há o risco dele entrar em orifícios do corpo, como ouvido ou narinas, sendo um risco real e evitável.

Como acabar com a infestação?

Existem algumas formas de eliminar a infestação de piolho-de-cobra naturalmente. A maior parte delas consiste em deixar o ambiente menos propício para sua sobrevivência, afastando de uma vez por todas da sua casa. Veja quais devem ser as principais medidas.

Tampe os orifícios da sua casa

Mantenha tampados — quando não estiverem em uso — todos os ralos de chão ou de pia. Além disso, também passe massa em quaisquer falhas no rejunte, buracos na parede e outros locais onde ele possa colocar ovos e se proteger.

Elimine as folhas secas

Seja nos vasos ou no solo, retire folhas secas, galhinhos e outras matérias orgânicas que possam se decompor. Mantenha a grama baixa, para dificultar o abrigo e ajudar a manter a umidade sob controle.

Publicidade

Elimine a umidade em casa

Infelizmente, é só chegar o tempo de chuva para que muitas casas acabem ficando úmidas. É fundamental acabar com esse problema, para que o ambiente não seja propício para eles. Então, abra as portas e janelas e deixe o sol entrar, consertando também qualquer infiltração.

Faça uma isca para piolho-de-cobra

Pegue um saco plástico e encha de estopa. Umedeça bastante e coloque por alguns dias em locais onde ele possa transitar. Depois de alguns dias, eles estarão lá em uma boa quantidade, prontos para ir embora da sua casa. Só fechar e jogar fora.

Crie galinhas

Se você puder, deixe algumas galinhas circulando pelo seu jardim. Além de lindas, elas vão ajudar a eliminar — não somente o piolho-de-cobra, mas também muitas outras pragas, como formigas, cochonilhas e pulgões. Simples, barato e ecológico.

Publicidade

Use veneno

Se ainda assim você quiser optar por aplicar veneno, o ideal é contratar uma empresa especializada, para evitar contaminação. Lembre-se de que essa não é a melhor escolha e pode contaminar seu solo e até mesmo animais de estimação.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, mãos a obra e acabe de vez com o piolho-de-cobra em sua casa!

Sair da versão mobile