como pintar rodapé corretamente
Crédito: Pxhere

Como pintar rodapé em casa: siga o passo a passo para não errar

Veja os materiais mais apropriados e como realizar a pintura.

Publicidade

Pintar rodapé em casa é mais fácil do que você pensa e sai mais barato se você mesmo o fizer. Para isso, a primeira coisa que se deve fazer é ir à loja de materiais e comprar os equipamentos.
Se você nunca pintou os rodapés, então precisa saber que antes de mais nada é preciso escolher o pincel adequado a sua necessidade.

Como pintar rodapé: passo a passo

A primeira opção de pincel é o pincel comum, que pode ser muito eficiente, mas pode deixar a pintura desigual se você não tiver experiência. A segunda opção é o pincel de rolo, que deixa a pintura mais uniforme e é vendido em tamanhos diferentes. Esse, mesmo se você não tem muita experiência, deixa a pintura mais uniforme. A terceira opção é a almofada de pintura. Essa existe com o tamanho próprio para rodapés e deixa a pintura mais uniforme que as opções anteriores.

Ferramentas

  • Material de pintura escolhido;
  • Fita crepe grossa;
  • Tinta;
  • Plástico grande ou jornal;
  • Bandeja para pintura.

Modo de fazer

1. Aplique uma camada de fita crepe no fim do rodapé, ou seja, no início da parede. Isso ajuda a não pintar além do rodapé.

2. A parte inferior do rodapé também deve ser protegida para não sujar o chão. Para isso, forre o chão com jornal ou plástico e passe a fita crepe no canto da parede, colando os jornais/plásticos.

Publicidade

3. Coloque uma quantidade significativa de tinta na bandeja de pintura.

4. Molhe o material de pintura na tinta e tire o excesso na parte mais alta da bandeja.

5. Comece a pintar o rodapé. Se você tiver optado por usar a almofada de pintura, passe-a virada na vertical, de forma reta e contínua.

6. Quando terminar de pintar, confira nas instruções do fabricante da tinta o tempo exato de secagem completa. Espere o tempo indicado para tirar as fitas de proteção.

Publicidade

Tinta indicada para cada material

Existe uma tinta certa no mercado para cada material. Se usar a tinta inadequada, o acabamento não vai ficar tão bom quanto deveria. Por isso, confira primeiro o material do qual é feito o seu rodapé e em seguida pergunte a um profissional qual é a tinta mais apropriada. Dessa forma você evita erros e evita ter trabalho a mais se tiver que refazer a sua pintura.

Depois que você terminar de pintar o rodapé, pode acabar se interessando por fazer pequenos reparos em sua casa. Além disso, já que ganhou experiência em termos de pintura, pode querer pintar azulejo ou pintar parede.

Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM