Menu

Pintar o cabelo com anilina: guia completo para fazer em casa

É uma opção mais barata do que a tinta, e a duração é quase a mesma

Crédito: Freepik

Publicidade

Pensando em tingir o cabelo de colorido, mas não encontra a cor desejada nas tinturas e tonalizantes para cabelo? Talvez a anilina possa ajudar. Mas é preciso ter alguns cuidados antes de usar. Saiba tudo sobre pintar o cabelo com anilina e veja o passo a passo.

O que é anilina?

A anilina é um corante que pode ser alimentício ou não. Seu nome químico é fenilamina ou aminobenzeno e ela é usada na composição de diversos tipos de produtos, não só em corantes.

O tipo alimentício é vendido nos formatos líquido e em pó, que se usa para dar cor principalmente às receitas doces, como chantilly, outras coberturas brancas, massas de bolo e docinhos. Esse tipo não pode ser usado no cabelo porque tem o risco de desenvolver fungos. É só para comer mesmo.

Já o outro tipo, que não é de comer, é usado na carpintaria, em estabilizadores, pinturas sintéticas, espuma de poliuretano e em corantes não alimentícios. É esse tipo que você pode usar no cabelo.

Publicidade

Onde comprar e quanto custa?

Você pode comprar anilina de madeira em lojas de materiais para artesanato, em sites de lojas on-line e lojas de produtos para carpintaria. Custa em média R$ 3 cada frasquinho.

Estraga o cabelo?

A anilina em si não estraga o cabelo. Mas, para aplicar, você vai ter que usar um pouquinho de álcool, e ele resseca os fios. Por isso que se usa junto o creme de hidratação, que ajuda a compensar o ressecamento causado pelo álcool.

O bom é que tem solução para isso. Se você escolher uma anilina que é à base de água, pode diluir em água e não precisa usar álcool. Mesmo assim vai usar o creme, pois ele também ajuda a aplicar a anilina de maneira mais prática e uniforme.

Além disso, se o seu cabelo é castanho ou mais escuro, vai precisar descolorir para a cor pegar. Esse procedimento é agressivo e você terá que manter uma rotina de cuidados com o cabelo para evitar que ele fique danificado.

Publicidade

Cuidados importantes

A anilina é bem legal para fazer o cabelo fantasia, que é quando os fios ganham cores vibrantes mais abertas, estilo arco-íris. Mas, não é como passar papel crepom no cabelo, como se fazia antigamente. É um procedimento mais agressivo e as cores podem não ficar como esperado. Então, tenha em mente esses cuidados:

  • Compre anilina em pó ao invés de líquida para prevenir problemas com a cor;
  • Faça um teste de cor em uma pequena parte do cabelo antes de passar em tudo;
  • Conforme lavar, a cor vai desbotar. Não dá para tirar tudo de uma só vez, caso não gostar do resultado;
  • A duração da cor é de mais ou menos 15 dias, conforme for lavando;
  • As cores vermelho e rosa são as mais difíceis de sair;
  • Azul pode ficar verde, o vermelho pode ficar rosa ou alaranjado, o verde pode ficar amarelo. Adicione um pouco de roxo no azul para evitar que fique tão verde no cabelo descolorido mais amarelado;
  • Precisa descolorir os cabelos para que as cores peguem direitinho e fiquem na tonalidade desejada;
  • Mantenha uma rotina de hidratação semanal para preservar os fios descoloridos;
  • Se manchar a pele ao aplicar, use algodão com álcool para remover.

Pintar o cabelo com anilina passo a passo

Comece preparando o cabelo com a descoloração. Se você tiver cabelo tingido, precisa tomar mais cuidado na hora de descolorir, pois é um procedimento agressivo.

Se estiver com o cabelo pintado de um loiro bem claro, ainda assim tem o risco de a anilina não pegar, pois vai ficar presa na camada de tinta ao invés de entrar nas cutículas do fio.

Publicidade

Veja também: Como descolorir o cabelo em casa

Materiais

  • Anilina em pó à base de álcool ou de água: ½ colher de café;
  • Álcool líquido ou água (melhor usar água): ½ colher de chá;
  • Creme para pentear ou de hidratação branco: quanto bastar;
  • Pincel de pintar cabelo: 1 unidade;
  • Potinho: 1 unidade;
  • Luvas de silicone, plástico ou borracha: 1 par.

Modo de fazer

  1. Coloque a anilina no pote.
  2. Dilua em meia colher de chá de água e misture até ficar bem uniforme.
  3. Acrescente o creme para pentear – suficiente para aplicar na quantidade de cabelo que deseja pintar, e misture até ficar homogêneo.
  4. Separe o cabelo em mechas e desembarace. Não precisa lavar antes.
  5. Espalhe o produto nas mechas secas com a ajuda do pincel ou só com as mãos mesmo.
  6. Deixe agir por 30 minutos e depois lave normalmente.

Veja, no vídeo abaixo, como é simples de fazer e mais dicas sobre o resultado das cores:

Sair da versão mobile