Renovar os ambientes de casa é sempre bom, e uma das formas mais comuns de fazer isso é pintando as paredes. Mas, e no caso das paredes com azulejo, como fazer? Muito simples, você pode pintar azulejo facilmente, sem precisar fazer obra, sujeira, nem ter um grande gasto.
Outra boa notícia é que você pode escolher manter as marcas do azulejo, pintando somente alguns deles e deixando um design diferenciado, ou pode deixar a parede lisa, com a aparência de que nunca houve azulejo por ali.
Qual tinta utilizar para pintar azulejo?
Depois de saber que é possível pintar azulejo, seja para deixar as marcas do rejunte ou para fazer uma parede lisa, surge a dúvida: qual tinta usar?
É importante fazer esse questionamento, pois existe tinta especial para pintar azulejo. É uma tinta para ambientes úmidos, já que normalmente o azulejo está no banheiro, na cozinha ou em área externa, que também aumenta a durabilidade da pintura e protege do mofo.
Se você for pintar a parede deixando aparecer algumas marcas de azulejo, apenas para renovar a cor, precisa usar uma tinta especial à base de água.
Se for deixar a parede totalmente lisa, sem marcas de azulejo, vai precisar passar uma ou duas mãos de massa acrílica antes da tinta. Nesse caso, pode escolher uma tinta comum porque a massa é resistente à água.
Tinta epóxi
A tinta adequada para pintar azulejo é do tipo epóxi, que pode ser à base desse mesmo material (que dilui com solventes). Pode também ser tinta epóxi à base de água ou, ainda, tinta acrílica. Portanto, é fácil de encontrar.
No caso da tinta epóxi à base de água, ela pode vir com um componente chamado catalisador já na sua composição, para aumentar a aderência da tinta no piso. Esse tipo de tinta é chamada de monocomponente.
Mas pode ser que não venha com esse produto, que são as tintas do tipo bicomponente. Nesse caso, o catalisador deve ser comprado em separado. O catalisador é necessário para aplicação da tinta em áreas bem úmidas, com dentro do banheiro ou paredes externas expostas à chuva e ao sereno. Na hora da compra, lembre-se disso para que o vendedor ajude-o a fazer a melhor escolha.
Vale lembrar que se você não tem experiência com pintura, a tinta do tipo monocomponente é a melhor escolha, pois é mais fácil de lidar e tem odor menos forte. Além do mais, a bicomponente corre o risco de amarelar quando a cor é muito clara.
Como fazer passo a passo
Na hora de se planejar para pintar azulejo, preste atenção em alguns detalhes e dicas importantes que vão fazer diferença no resultado:
Rolo para pintura: escolha um rolo feito com lã de carneiro ou uma brocha (pincel). Os de poliéster não espalham bem a tinta e não cobrem os rejuntes.
Planeje o tipo de pintura: antes de começar, defina se pretende pintar os azulejos apenas para renovar a cor ou se vai cobrir a parede toda e deixá-la lisa, como uma parede de alvenaria.
Pintura de parede com marca de azulejo
Veja como proceder para pintar toda a parede, mas deixando a aparência do azulejo por baixo.
Passo 1
Tire qualquer coisa que esteja pendurada na parede a ser pintada: quadros, espelhos, estantes e afins. Se ficaram furinhos que não serão reutilizados, tampe-os com massa corrida e espere secar.
Passo 2
O segundo passo é limpar a parede. Se for uma parede de cozinha ou churrasqueira, precisa aplicar um produto desengordurante para remover qualquer gordura ou sujeira mais difícil.
Depois que o produto estiver bem passado, remova com água e um pano limpo, até remover completamente o produto e a parede estar totalmente limpa. Deixe secar.
Passo 3
Proteja todo o ambiente para não acabar manchando partes que não vão receber a tinta. Coloque uma lona ou jornal por todo o chão. Proteja os rodapés e “roda-tetos” com uma fita porosa, fácil de remover depois da pintura já seca. Proteja também as esquadrias e portas e janelas.
Cubra com plástico as maçanetas de portas ou outros itens que não serão pintados e não puderam ser removidos.
Use roupas velhas que possam ser manchadas, pois mesmo havendo produtos capazes de tirar tinta, é muito difícil que ela saia da roupa.
Passo 4
Agora sim, é hora da pintura da primeira demão. Leia atentamente o rótulo da lata de tinta para saber como diluir a quantidade correta em água.
Com a ajuda do seu rolo ou brocha, aplique a primeira demão. Comece em um dos cantos da parede e vá pintando em ordem: de cima para baixo ou vice-versa e de um lado ao outro. Como uma parede normal (de alvenaria), pinte tudo. Espere secar.
Passo 5
Depois que a primeira demão estiver seca, passe uma lixa fina (recomendada pelo vendedor) por toda a parede, sem fazer força, apenas para nivelar a tinta. Feito isso, passe um pano seco para retirar o pó que ficou após lixar.
Passo 6
Aplique a segunda demão e repita o processo. Se for o caso de os azulejos terem desenhos em relevo, pode ser necessária uma terceira demão para cobrir tudo.
Pintura para ter uma parede lisa
Se você quiser que a parede fique lisinha, como uma de alvenaria, sem marcas de azulejo, deve repetir os passos 1, 2 e 3 conforme descrito acima.
Passo 4
Então, antes de partir para a pintura, vai precisar aplicar uma camada de massa acrílica em toda a parede. Não pode ser massa corrida porque ela não fixa no azulejo.
Nesse caso, tenha paciência porque pode levar até dois dias para que a massa seque completamente. Vai depender do clima e da qualidade do produto.
Passo 5
Depois, perceba se realmente ficou bem liso, pois pode acontecer de o rejunte “puxar” a massa e ainda ficarem as marcas de divisão entre cada azulejo. Nesse caso será necessário mais uma demão da massa acrílica. Quando estiver seco, passe a lixa, como feito a cada demão de tinta.
Passo 6
Feito isso é só aplicar a tinta da sua preferência, que não precisa ser para azulejo, pois a própria massa já possui resistência à água.
Dicas extras para pintar azulejo
Depois de pronto, mantenha sua parede limpa utilizando produtos desengordurantes e pano macio, nunca produtos abrasivos, para não riscar a tinta.
Se achar que esse processo vai sair muito caro porque a sua parede é muito grande, pesquise sobre revestimento cerâmico ultrafino para aplicar em azulejo. Pode ser uma terceira opção mais barata do que a pintura e do que iniciar uma obra para remoção dos azulejos.
Outra opção, ainda mais em conta, são os papeis de parede adesivos, que ficam bem bonitos, resistentes e são mais práticos de aplicar. Veja o exemplo no vídeo abaixo:
Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar