A pilea é uma planta que está muito popular nas buscas do Instagram e do Pinterest por quem adora ver decoração com plantas em casa. Se você também acha que ela é linda e está pensando em procurar uma muda para cultivar em casa, veja primeiro essas dicas de cultivo para garantir que a sua planta fique linda e saudável.
Como cuidar da pilea
Um dos nomes populares da pilea é “planta do dinheiro chinês”, pois ela é originária da China. Mas, também é conhecida como planta da amizade, porque ela gera muitos brotos na base do caule, proliferando sua beleza. Seu nome científico é Pilea peperomioides. O nome científico se lê “pílea”, pois é em latim, mas no nome popular é comum chamá-la de “pileia”.
Iluminação
Essa planta gosta de ficar em ambientes muito iluminados, com claridade natural, bem perto das janelas. Ela é uma planta de meia sombra, e isso quer dizer que ela não pode ficar sob sol pleno, apenas pegando a claridade mesmo.
Substrato
Para o plantio e replantio dessa planta, escolha um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar que a terra fique encharcada, ou as raízes irão apodrecer. Ela tem folhas firmes, que armazenam um pouco de água, e por isso não precisa de um solo tão úmido.
Uma boa mistura, bem equilibrada para o plantio consiste em 1 parte de húmus de minhoca ou esterco curtido + 1 parte de areia ou de perlita (para drenagem do solo) + 1 parte fibrosa, como fibra de coco.
Adubação
Para adubar a sua pilea, escolha um adubo líquido tipo NPK 10-10-10 para não ter erro, caso não tenha muita prática com o cultivo de plantas.
Regas
As regas para essa planta são simples e pouco frequentes. Pelo fato de ela ser uma semi-suculenta, ou seja, com algumas características das suculentas, como o armazenamento de um pouco de água nas folhas e no caule, não é preciso manter o solo úmido. Regue quando perceber que o solo está seco. Para saber, coloque o dedo no substrato e conseguirá sentir se está bem seco ou ainda úmido por dentro.
Reprodução da pilea
Se você já tiver uma muda crescidinha dessa planta, pode pegar uma mudinha dela junto com um pedacinho de raiz, com cuidado, e replantar em um novo vaso. A raiz vai continuar dando brotos e ela vai se desenvolver como uma nova planta. Lembre-se de usar um instrumento de corte bem limpo para não contaminar as plantas, e use um bom substrato, como recomendado, para garantir o bom desenvolvimento dela.
Veja também: aprendendo a cultivar a samambaia havaiana mini