Menu

Piercing na ponta da língua: cuidados necessários + modelos

Pensando em fazer? Veja como cuidar para evitar infecções

Crédito: Freepik

Publicidade

O piercing na ponta da língua, ou apenas piercing na língua, tem muitos fãs há décadas. É um dos tipos mais populares de piercing, embora não seja recomendado por médicos e dentistas.

Mas, tomando todos os cuidados de higiene necessários, é possível manter um piercing na língua por anos, sem infecções nem lesões. Veja as dicas, enquanto confere modelos lindos!

Veja também: Furos na orelha: conheça os tipos e cuidados necessários ao fazer

Escolha um profissional qualificado

Crédito: JOHNNY LEE

Se você colocar um piercing na ponta da língua em qualquer estúdio, sem confirmar se o profissional é qualificado para fazer piercings, o risco de dar problema é grande. Se feita de forma errada, por alguém que não é profissional, a perfuração pode ficar torta, pode afetar a sensibilidade da sua língua e pode gerar infecção.

Publicidade

Saiba o que esperar na hora de fazer e cicatrizar

Crédito: ANTONELLA PASTORE

Umas pessoas são menos sensíveis do que outras, então, há quem diga que colocar piercing na ponta da língua não dói. Mas, de modo geral, dói sim.

Pode ser coisa rápida e suportável, mas existe um pouco de dor. Quanto melhor o profissional, mais tranquilo será.

De qualquer maneira, é normal sentir a língua dolorida nos primeiros dias, e um pouco inchada também. Pode ocorrer algum sangramento pequeno na hora da perfuração, que demora um pouco para estancar.

Crédito: ROYAL TEE

Se tiver dificuldade para a cicatrização, perdurando mais de uma semana com dor e inchaço, remova o piercing e deixe fechar. Se necessário, vá ao médico para saber se contraiu alguma infecção e precisa de medicamentos.

Publicidade

Saiba cuidar durante a cicatrização

Crédito: MELANIE MEREDITH

Dentro da boca, as cicatrizações costumam ser rápidas, principalmente em quem está com o sistema de defesa fortalecido.

Mesmo assim, enquanto a língua cicatriza com o piercing, você deve ter cuidado redobrado com a higiene bucal, com o que vai comer e até em quem vai beijar.

Crédito: ANDRESSA

Você está com um furo ainda aberto na língua e, por isso, pode transmitir ou contrair doenças com muita facilidade.

Publicidade

Aproveite e veja: Relação entre a saúde bucal e doenças cardíacas

Cuidados com a alimentação nos primeiros dias

Crédito: PASSIVAGGRESSION

Nos primeiros dias, é indicado comer alimentos pastosos para evitar a mastigação e beber muito líquido, de preferência gelado, para ajudar a reduzir do inchaço. Beba muita água e evite alimentos muito gordurosos e açucarados.

Limpeza diária depois de cicatrizado

Crédito: STEFAN WASMUND

Mesmo depois que o piercing na ponta da língua cicatriza, os cuidados diários com a higiene bucal continuam necessários.

Publicidade

Retire o piercing para higienizá-lo todos os dias, pois, pode não parecer, mas ele acumula tantas bactérias quanto seus dentes.

Escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental e antisséptico bucal. Quanto mais limpa estiver sua boca depois das refeições, menor o risco de desenvolver algum problema.

Veja também: Técnica para raspar a língua: por que é importante?

Publicidade
Sair da versão mobile