Menu

Piercing flat: veja modelos e como cuidar

Esse novo estilo de piercing exige basicamente os mesmos cuidados dos outros modelos

Crédito: SANDY PINHEIRO/PIERCING JEWELRY & EARRINGS

Publicidade

O piercing flat é um dos modelos que está ganhando mais popularidade atualmente. Isso porque ele faz parte dos furos menos comuns nas orelhas e, quanto menos comum, mais as pessoas gostam de ter para expressar sua personalidade única.

Nesse tipo de piercing, a perfuração é feita na parte superior da orelha, logo abaixo da hélice (a curvinha), numa parte chamada escafa. Pode ser um pouco mais para baixo ou para cima nessa região.

Os cuidados são basicamente os mesmos que você deve ter com outros tipos de piercing. Confira quais são antes de fazer o seu, para garantir um bom resultado.

Veja também: Furos na orelha: conheça os tipos e cuidados necessários ao fazer

Publicidade

Cuidados com o piercing flat

Pode parecer muito simples fazer uma perfuração na orelha, mas, se não forem tomados os devidos cuidados, o risco de inflamar é bem grande, mesmo nas pessoas que não têm essa predisposição.

Escolha um profissional qualificado

Crédito: SOMATIC • SINCE 1993

Não entre em qualquer loja sem confirmar se os profissionais são especializados em body piercing. Mesmo na orelha, um furo feito do jeito errado pode ficar torto e a cicatrização pode ser prejudicada.

Um bom profissional irá fazer um mapeamento da orelha para ver se a anatomia suporta o piercing flat sem perfurar vasinhos de sangue. As joias também devem ser de alta qualidade, com material hipoalergênico.

Aproveite e veja: Orelha inflamada: causas, tratamentos e como evitar

Publicidade

Não se preocupe com a dor

Crédito: HI I’M BPYE

Sim, dói um pouquinho fazer a perfuração do piercing flat, do mesmo jeito que dói em outras regiões com cartilagem. Mas, é bem rápido e suportável, ao menos quando é feito por um bom profissional.

Durante a fase de cicatrização é comum doer um pouquinho nos primeiros dias, uma dor latejante com inchaço e um pouco de vermelhidão. Mas, deve passar logo, sem inflamar nem formar pus.

Cuidados de limpeza com o piercing flat

Crédito: JUNIOR PIERCER

Essa parte é a mais importante e depende de você. Com soro fisiológico e algodão, limpe a região do piercing flat uma vez ao dia, mas não retire o piercing para isso, e faça com delicadeza, pois a pele está sensível.

Publicidade

Se usar um cotonete fica mais fácil limpar ao redor da joia, tanto na frente quanto atrás da orelha. Depois de limpar bem com soro fisiológico, use um algodão seco para secar bem a região, pois a umidade prejudica a cicatrização.

E não espere que seja tão rápido. A cicatrização completa do piercing flat pode levar de 8 a 12 meses para ocorrer. Durante todo esse tempo, mantenha o cuidado diário de limpeza e secagem.

Quando pode trocar a joia?

Crédito: CALEB STEFFES

Espere pelo menos 4 meses para tirar o seu piercing flat pela primeira vez, caso queira mudar de joia. Antes disso, a cicatrização ainda está em fase inicial e pode ser prejudicada. Quanto menos mexer, melhor. E mesmo depois desses 4 meses, não retire o piercing para ficar sem nada, pois o furo vai fechar.

Publicidade

Cuidados com alimentação e exercícios

Crédito: HI I’M BPYE

Evite alimentos gordurosos e muito açucarados que prejudicam a cicatrização. Beba muita água todos os dias e, por duas semanas depois da perfuração, evite atividades físicas intensas.

Veja também: Piercing na ponta da língua: cuidados necessários + modelos

Sair da versão mobile