Quem nunca foi picado por um mosquito ou pernilongo na infância? Esses insetos são muito comuns, principalmente no verão, e a princípio não trazem perigo para as crianças. As picadas podem até resultar em coceira, inchaço e um pouquinho de dor, mas é uma reação normal que logo passa.
Mesmo em alguns casos, quando gera uma pequena bolha com secreção, basta manter o local limpo para prevenir a entrada de bactérias que podem transformar a picadinha em uma infecção.
Porém, se os insetos forem outros, pode haver riscos, e aí sim os pais precisam ficar de olho e saber o que fazer.
Picadas de inseto que requerem atenção
Quando uma criança é picada por uma abelha, um marimbondo ou formigas, aí sim os pais devem estar atentos. Em primeiro lugar, devem observar se a criança apresenta sinais de reação alérgica.
Caso a criança fique com inchaço, coceira, vermelhidão e dor apenas na região afetada pela picada, mesmo depois de meia hora, dificilmente ainda vai haver reações mais sérias. Ou seja, é apenas a reação normal da picada, sem alergia.
Os pais precisam verificar se tem algum ferrão na pele, e só remover se conseguirem puxar com os dedos ou uma pinça. Do contrário, a criança deve ser levada ao hospital para remover o ferrão sem o risco de colocá-lo ainda mais para dentro.
Se não tiver ferrão ou se os pais conseguirem retirá-lo, a picada deve ser lavada e mantida limpa. Para evitar que a criança coce e aumente a ferida, pode ser colocado um curativo. Antes de cobrir a picada com curativo, os pais podem colocar gelo sobre a picada para aliviar a dor e a coceira.
Se já tiver recomendação médica de algum remédio para aliviar a coceira, pode ser dado também. Se não tiver, apenas o pediatra deverá receitar.
Quando uma picada de inseto é preocupante?
A principal preocupação é que a criança tenha alergia à picada de insetos e desenvolva os sintomas mais perigosos:
- Coceira exagerada;
- Choro incessante de dor;
- Inchaço além do normal;
- Aumento da vermelhidão na pele;
- Inchaço das vias respiratórias;
- Inchaço dos olhos;
- Vômito;
- Febre;
- Dificuldade para respirar.
Esses são sintomas de alergia, e a criança deve ser levada imediatamente para o hospital, pois dependendo da gravidade, pode ter suas vias aéreas bloqueadas e até morrer sem conseguir respirar.
Se os pais já souberem que a criança é alérgica, podem dar o remédio antialérgico, mas mesmo assim devem ir ao hospital, pois sempre existe o risco de o remédio não bloquear totalmente os sintomas.
Veja também: Formiga de asa: o inseto que aparece em casa quando chove