Menu

Picada de vespa: André Marques foi picado, mas não teve os piores sintomas

Você sabe o que fazer se for picado por uma vespa e quais são os perigos da picada desse inseto?

Crédito: Instagram André Marques

Publicidade

Durante as gravações do programa No Limite, o apresentador André Marques sentiu que foi picado por um inseto. Ele chegou a bater uma foto e publicou no Instagram perguntando se alguém sabia o que era aquela mistura de besouro com marimbondo.

Segundo André, a picada tinha lhe causado bastante dor. Mas esse foi o único sintoma, por sorte de ele não ter predisposição a alergias e nem ter sido picado repetidas vezes.

O inseto que picou o apresentador foi uma vespa e o risco de reações mais graves existe. Então, é bom saber o que fazer caso se depare com uma vespa e ela ataque, pois diferente das abelhas, as vespas não morrem depois da ferroada e podem atacar de novo.

O que fazer se for picado por uma vespa?

Uma única picada de uma vespa pode apenas causar um pouco de dor, como também pode gerar reações severas.

Publicidade

Se a pessoa picada tiver alergia a insetos, existe o risco de ter uma reação mais forte do sistema imunológico que está tentando se defender do líquido que a vespa penetrou na pele.

Agora, se a vespa picar repetidas vezes ou se forem várias vespas picando ao mesmo tempo, até uma pessoa sem predisposição a alergia pode sofrer reações graves, inclusive um choque anafilático.

A anafilaxia é a reação alérgica mais grave, pois incha a região da garganta e sufoca, se não for tratada a tempo. Então, se notar que a picada está causando inchaço no local e no rosto, muita dor e queimação, deve ir ao pronto socorro, se possível levando a vespa junto, dentro de um frasco.

Outros sintomas do choque anafilático são taquicardia, sudorese, palidez, queda de pressão, inchaço em várias regiões do corpo, náuseas e dificuldade para respirar. O atendimento médico deve ser imediato, pois a reação alérgica pode matar.

Publicidade
Sair da versão mobile