Menu

Phil Collins se despede dos palcos com a banda Genesis

Uma das principais bandas de rock mundial chegou ao fim, de forma triste

Crédito: Divulgação

Publicidade

O Genesis foi uma banda britânica de rock formada em 1967, que fez grande sucesso até a década de 1990. Mesmo quem não conhece muito bem, já ouviu falar, pois se tornou uma das bandas de rock mais importantes de todos os tempos. O nome de Phil Collins ficou igualmente famoso quando o jovem baterista assumiu os vocais do Genesis em 1975, após a saída de Peter Gabriel, fundador do grupo musical.

Ao longo dos últimos 47 anos, Phil Collins se tornou um nome marcado na história do rock, inclusive pelas obras lançadas em carreira solo. Agora, aos 71 anos, ele anuncia sua aposentadoria, junto com o Genesis, pois está com a saúde debilitada e não tem mais condições de fazer turnês e shows como gostaria.

Problemas de saúde de Phil Collins

O que houve foi que, num show de reunião do Genesis em 2007, no meio de um solo de bateria, Phil sofreu uma lesão numa vértebra do pescoço que lhe causou problemas no sistema nervoso e fez com que deixasse de conseguir tocar bateria normalmente.

“Depois de uma operação que correu bem, as minhas mãos ainda não funcionam normalmente. Talvez daqui a um ano ou assim isso mude, mas por agora é impossível tocar bateria ou piano. São coisas que acontecem na vida”, escreveu o músico em 2009, dirigindo-se aos fãs no seu site oficial, explicando o que tinha acontecido.

Publicidade

Nos anos seguintes, ele ficou se recuperando e passou pelo divórcio do terceiro casamento. Nessa época as coisas estavam difíceis e, para piorar, Phil começou a abusar da bebida. Em entrevista à revista Rolling Stone, em 2010, ele confessou que pensou tirar a própria vida nos últimos anos.

Na pior fase do seu alcoolismo, em 2012, Phil desenvolveu uma pancreatite aguda que o levou para perto da morte. Mas, ainda que com recaídas, conseguiu se recuperar.

Mais tarde, em 2015, ele passou por uma cirurgia nas costas que o deixou com danos nos nervos. Em 2017, mais uma má notícia: Phil foi diagnosticado com diabetes tipo 2.

Então, Phil foi ficando cada vez mais debilitado, o que levou à decisão – na opinião de muitos, tardia – de finalizar as atividades da banda.

Publicidade

É bom falar que o Genesis não terminou apenas porque o vocalista precisa descansar dos palcos. Mesmo antes dos problemas de coluna de Phil Collins, ele próprio já havia feito piada com isso, quando disse em uma entrevista que eles não eram os Rolling Stones e já tinha passado a hora de parar.

A despedida

Então, no dia 26 de março de 2022, o Genesis chegou ao fim. O último concerto aconteceu na O2 Arena, em Londres, no Reino Unido.

Na foto acima, publicada no Twitter da banda, Phil Collins e Peter Gabriel aparecem com o antigo manager e amigo de longa data, Richard McPhail, que escreveu um livro sobre a banda, “My Book of Genesis”.

Publicidade

Peter Gabriel ficou na plateia assistindo um show preparado para emocionar a todos. Phil Collins cantou sentado em uma cadeira de rodinhas (dessas de escritório), pois sua coluna não o deixa permanecer de pé no palco. Na bateria, seu filho, Nic Collins.

Eles tocaram clássicos como Mama, Land of Confusion, Home By The Sea e Domino. “Hoje é uma noite muito especial, é a última parada da nossa turnê. Este é o último show do Gênesis”, disse Phil.

Fontes: Nit/Veja

Sair da versão mobile