No verão ou no inverno, fazer uma noite de queijos e vinhos é sempre uma boa pedida. Mas não são apenas os queijos que harmonizam com um bom vinho branco tinto, seco ou suave. Há muitas outras delícias bem práticas que pode colocar na tábua ou preparar para servir também. Confira as dicas de petiscos para comer com vinho.
Melhores petiscos para acompanhar vinho
A escolha dos petiscos para comer com vinho vai depender da ocasião e do clima. Se for servir pratos principais depois, faça escolhas de petiscos leves. Já se essa for a única opção, pode investir em petiscos que saciem mais.
Outra dica é quanto ao tipo de vinho. Se for servir carnes fortes, vinho tinto em temperatura ambiente. Se for servir alimentos frescos e leves, o branco geladinho é uma excelente escolha, assim como os rosés. Para os petiscos doces, vá de espumantes. Com essas dicas em mente, confira as sugestões e bom apetite.
1. Saladas
As saladas funcionam bem como petiscos para comer com vinho, mas procure acompanhar com pães e tortilhas para que tenha uma base onde colocá-las e para harmonizarem melhor com a bebida. Escolha temperos leves para não atrapalhar o paladar.
2. Vegetais
Outros vegetais que não façam parte das saladas também são bem-vindos, podendo ser crus, em forma de palitinhos crocantes para molhar em molhos caseiros. Também podem ser assados, grelhados ou cozidos no vapor para que fiquem macios e tostadinhos. Os em conserva também são ótimos, como as azeitonas, pepinos, palmitos e tomates.
3. Queijos
Não podem faltar variedades de queijos na hora de servir petiscos para comer com vinho. Se possível, escolha pelo menos cinco tipos, entre os que possuem sabores e texturas bem variadas.
4. Embutidos
Quando fala-se em petiscos para comer com vinho ou com qualquer outra bebida, os embutidos são a primeira opção que vêm à mente. Aqui entram presuntos, linguiças, salsichas, bacon, mortadelas e afins.
5. Pães e massas
Essa opção não pode faltar porque o pão pode servir de base para diversos outros petiscos, como os queijos, os frios e as saladas. Também pode preparar bruschettas, que são fatias de pão francês com tomates picadinhos e temperados ao forno, e pizzas variadas, com massa bem fina, cortadas em pequenos pedaços.
Comidas que combinam com vinho
1. Frutos do mar
Os frutos do mar ficam uma delícia com vinho branco, que é leve, deixando ressaltar o sabor do mar nos alimentos, como é o caso do espetinho de camarão, anéis de lula, ostras, mexilhões e o que mais gostar.
2. Peixes
No caso de petiscos para comer com vinho, uma das melhores formas de servir peixe é em pequenas porções fritas, como as iscas de peixe, ou croquetes assados, como os bolinhos de bacalhau.
3. Carnes brancas
Carne de aves, peru e porco entram nas opções de petiscos para comer com vinho branco, mas as defumadas também combinam com vinho tinto. Escolha os grelhados e assados para que o sabor fique mais evidente e a carne mais suculenta.
4. Carnes vermelhas
Para servir carnes vermelhas como petisco para comer com vinho, escolha cortes nobres, que sejam bem fáceis de cortar e de preparar. Corte em pequenos pedaços e sirva com vinho tinto. São ideais para o inverno.
5. Carnes caça
As carnes de caça são ideais para épocas mais frias e para acompanhar vinho tinto, pois são fortes e precisam estar bem quentes. Faça-as apenas na hora de servir e pode acompanhar com queijo derretido.
6. Sobremesas
Depois de saborear algumas opções salgadas de petiscos para comer com vinho, bate aquela vontade de comer um doce. Você pode preparar opções bem práticas e fáceis, como brigadeiros clássicos, chocolates e mini churros com coberturas variadas.