É muito comum ver o pêssego nos supermercados e em feiras por todo o país, em diferentes formatos e texturas. Especialmente no final do ano, entre Outubro e Dezembro, é a melhor época para levar pêssegos frescos para casa e fazer deliciosas receitas.
Mesmo sendo tão popular no Brasil, sua origem é chinesa, e existem diferentes tipos dessa fruta, mas todos com alto valor nutritivo. Por isso, é uma ótima escolha ter pêssegos em casa e inclui-los no seu cardápio diário. Veja agora quais são os benefícios à saúde, suas propriedades nutricionais e sugestões de como consumi-lo.
8 Benefícios do pêssego para a saúde
Confira agora o que o consumo equilibrado desse alimento pode fazer pela sua saúde.
1. Melhora o funcionamento gastrointestinal
Por se rico em fibras, ajuda o intestino a funcionar melhor. O pêssego atua em processos de emagrecimento, já que as fibras aumentam a sensação de saciedade.
2. Rejuvenesce as células
O fato de ser rica em vitaminas e, dessa forma, em antioxidantes, faz dessa fruta uma ótima aliada para a renovação celular. Ela ajuda a combater os radicais livres e, assim, todas as células ficam mais saudáveis, melhorando o aspecto da pele, o funcionamento dos órgãos e até prevenindo o câncer.
3. Ajuda a controlar a diabetes
Embora seja doce e deva ser consumido com cautela, especialmente por diabéticos, a fruta tem fibras e alguns antioxidantes que ajudam no controle do açúcar no sangue.
4. Colabora com a saúde do coração
O pêssego contém vitamina C, K, ferro, fibras e potássio, que são essenciais para a saúde cardíaca. Por isso, dentro de uma alimentação de alta qualidade, ele colabora para reduzir os riscos de problemas como insuficiência cardíaca e infarto.
5. Promove a saúde dos olhos
A vitamina A presente na fruta é uma grande aliada para a saúde dos olhos, ajudando a prevenir doenças como a catarata.
6. Colabora com o funcionamento do fígado e dos rins
Também é rico em água, o que faz dele um bom diurético, ajudando a eliminar as impurezas do organismo filtradas pelos rins. Quando a alimentação ajuda os órgãos a trabalharem melhor, também colabora para evitar insuficiência renal.
7. Fortalece ossos e dentes
Os ossos e dentes necessitam de cálcio e de fósforo para se manterem resistentes, e esses nutrientes o pêssego também tem. Ele é recomendado para qualquer idade, seja na fase de crescimento ou quando o organismo já não está mais absorvendo os nutrientes e necessita de constante reposição.
8. Melhora a saúde da pele e dos cabelos
Os antioxidantes e o líquido da fruta que ajudam a renovar as células atuam diretamente na saúde da pele e dos cabelos. Eles trazendo mais luminosidade, reduzindo a queda e promovendo a hidratação.
Propriedades nutricionais da fruta
O pêssego é uma fruta rica em vitamina A, B, C e K, o que faz com que ele seja rico em antioxidantes. Possui ação diurética por ser rico em água e também é uma excelente fonte de fibras. Além de tudo, contém muitos nutrientes essenciais à saúde, como cálcio, ferro, potássio e zinco.
Em cada 100 gramas da fruta in natura encontram-se as seguintes propriedades, em média:
- Proteínas: 0,9 gramas;
- Carboidratos: 9,5 gramas;
- Gorduras: 0,2 gramas;
- Fibras: 1,5 gramas;
- Calorias: 40.
Por ser uma fruta doce, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas, e sempre na versão in natura ou como pêssego em calda, quando dietético.
Como consumir o pêssego?
Essa fruta é cultivada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, pois ela se adapta melhor às regiões mais frias. São mais de 20 variedades de pêssego, todas com aparência e sabor muito semelhantes do ponto de vista do consumidor final. Alguns tipos são:
- Barbosa;
- Charme;
- Chimarrita;
- Chiripá;
- Chinoca;
- Chirua;
- Chula;
- Coral;
- Della Nona;
- Eldorado;
- Granada;
- Leonense;
- Maciel;
- Marfim;
- Marli;
- Planalto;
- Pilcha;
- Sentinela;
- Sulina;
- Vila Nova;
- E um tipo novo desenvolvido pela EMBRAPA que é o pêssego chato, um tipo que já é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, e é encontrado no Brasil há alguns anos.
As formas de consumir variam muito, conforme o gosto do consumidor. Ele pode ser comido na forma da fruta inteira, conforme vem do supermercado, e é recomendado que se higienize muito bem para comer com a casca, onde estão boa parte dos nutrientes da fruta. Além dessa forma comum, pode-se também fazer:
- Sucos e vitaminas;
- Licores e batidas;
- Bolos, cucas, muffins e tortas;
- Sorvete;
- Geleia;
- Pêssego em calda;
- Cremes, pudins e mousses;
- Assado;
- Molhos e muito mais.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Para se inspirar a fazer receitas com pêssego, confira uma muito fácil, de pavê de pêssego: