Pesquisa comprova que, quem tem mais de 40 anos, deve trabalhar a tempo parcial!

A universidade australiana analisou uma amostra de homens e mulheres e concluiu que trabalhar demais afeta as capacidades cognitivas de pessoas com mais de 40 anos. Saiba do que falamos aqui!

Publicidade

Tem mais de 40 anos de idade? Então, vai gostar de saber disto! Uma pesquisa feita pela australiana Universidade de Melbourne debruçou-se sobre estatísticas de um censo promovido pelo Instituto de Economia Aplicada e Pesquisas Sociais da Austrália, que faz parte da instituição escolar.

Esta pesquisa observou os efeitos do tempo de trabalho de 3,5 mil mulheres e 3 mil homens, com idade superior a 40 anos, que foram submetidos a diversos exames de cognição. A conclusão é que as pessoas desta faixa etária cuidam mais do processo cognitivo, se trabalharem 25 horas por semana.

Os exames de cognição

As pessoas que fizeram parte do estudo juntaram letras e números em modelos próprios, de forma cronometrada, leram em alta voz e declamaram listagens ordenadas por números, de trás para a frente.

Em geral, as mulheres que trabalham de 22 a 27 horas semanalmente e os homens de 25 a 30 horas conseguiram obter resultados mais satisfatórios nos exames. Quem trabalhava 40 horas por semana conseguiu uma tênue elevação na deterioração cognitiva. Por outro lado, quem trabalha 55 horas ou mais revelou resultados menos aceitáveis do que quem está na aposentadoria ou sem trabalho.

Publicidade

Segundo um dos investigadores da pesquisa, Colin Makenzie, professor de economia no Japão, mas propriamente na Universidade Keio, refere que o trabalho pode ser visto de duas formas. Na verdade, ele incita as funções cerebrais, mas depois de variadas horas de trabalho e algumas atividades, pode gerar estresse e fadiga, que vão causar danos na cognição. Em sua opinião, trabalhar por um longo período é pior para a atividade cerebral do que apenas não trabalhar.

Pessoas com mais de 40 anos devem trabalhar a tempo parcial

O professor explicou também ao The Times que, em alguns países, trataram de acrescentar anos à idade para a aposentadoria. Ele fala que ao fazer isso, quer dizer que mais pessoas irão ter de trabalhar na terceira idade. Acrescenta ainda que o nível de estimulação intelectual está relacionado com as horas de trabalho, daí que, segundo a investigação, é favorável para a atividade cognitiva horários de trabalho díspares para pessoas de meia-idade ou de terceira idade. O investigador considera que a solução é o trabalho a tempo parcial nessas idades, para conservar a saúde cognitiva.

Existem determinadas pessoas que necessitam trabalhar a tempo inteiro. Mas, por outro lado, em certos ambientes, os empregadores facilitam formas alternativas de trabalho, de maneira a proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores, como trabalhar a partir de casa a tempo inteiro ou em alguns dias da semana.

E em relação ao tipo de trabalho?

O pensamento é afetado por trabalhos intelectuais difíceis? Na verdade, o estudo não inclui questões em relação à qualidade do trabalho, por isso Mckenzie explica que não é fácil responder a isso. Ele fala que é complicado encontrar os efeitos causais de tipos de trabalho em relação à atividade cognitiva. Em conclusão, o professor acha que as pessoas devem ter trabalhos que haja concordância com as suas capacidades cognitivas.

Publicidade

O que você acha sobre este assunto? Gostaria de ver o seu horário de trabalho reduzido? Conte-nos tudo!

Compartilhe esse texto com quem mais você acha que vai gostar da notícia!

PODE GOSTAR TAMBÉM