Afsheen Kumbar, uma paquistanesa de 13 anos, se tornou um dos casos mais desafiadores da medicina. Portadora de uma luxação rotatória atlanto-axial, que consiste em uma instabilidade da coluna cervical, a adolescente tinha o pescoço dobrado a 90º. A cirurgia para correção foi feita no dia 28 de fevereiro e já representa uma mudança surpreendente na qualidade de vida da menina.
A condição provocava dores constantes, dificuldade para comer, andar e usar o banheiro de forma independente, além de impossibilitá-la ir à escola. Como a família não tinha condições de pagar o tratamento médico, uma vaquinha online arrecadou a quantia para ajudar nos custos da cirurgia. Com mais de R$ 170 mil doados, Afsheen foi à Índia para ser atendida por um dos maiores especialistas do mundo.
“Os testes mostraram que foi um dos casos mais desafiadores que já vi em minha carreira, provavelmente o primeiro caso como esse no mundo. […] Se deixássemos mais tempo, as chances de ela se recuperar de qualquer cirurgia eram pequenas”, relatou o Dr. Rajagopalan Krishnan ao The Mirror. Levou cerca de seis horas de cirurgia para que Afsheen ganhasse uma nova vida!